ALIMENTOS IRRADIADOS COMO UMA ALTERNATIVA NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v2i2.53Palavras-chave:
Irradiação, Alimentos, Conservação, AplicaçõesResumo
O aumento da vida de prateleira dos alimentos é um fator desejável para indústrias e consumidores; pensando nisso, o processo de irradiação torna-se uma alternativa satisfatória. A irradiação de alimentos é uma técnica onde ocorre a exposição dos alimentos embalados ou a granel a uma fonte de radiação durante certo tempo, isso provoca a inibição do brotamento, o retardo na maturação, a redução da carga microbiana, esterilização e desinfecção de cereais, frutas e especiarias, além de eliminar alguns micro-organismos causadores de doenças e insetos. Devido a importância da irradiação em alimentos no mundo atual, esse trabalho teve por objetivos conceituar a respeito da irradiação em alimentos, abordando as principais aplicações e segurança do método, vantagens e desvantagens dessa técnica, discorrendo sobre os diferentes tipos de radiações empregados. A metodologia do trabalho constitui-se de um levantamento bibliográfico sobre a utilização da irradiação como um método de grande valia na conservação dos alimentos. De acordo com a bibliografia consultada, a irradiação mostrou ser um método bastante satisfatório, diminuindo a velocidade de deterioração dos alimentos, quando comparado a outras técnicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.