ALIMENTOS IRRADIADOS COMO UMA ALTERNATIVA NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO

Autores

  • Albiege dos Santos Lima
  • Laedja Maria Barbosa Ferreira
  • Maria Emília da Silva Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v2i2.53

Palavras-chave:

Irradiação, Alimentos, Conservação, Aplicações

Resumo

O aumento da vida de prateleira dos alimentos é um fator desejável para indústrias e consumidores; pensando nisso, o processo de irradiação torna-se uma alternativa satisfatória. A irradiação de alimentos é uma técnica onde ocorre a exposição dos alimentos embalados ou a granel a uma fonte de radiação durante certo tempo, isso provoca a inibição do brotamento, o retardo na maturação, a redução da carga microbiana, esterilização e desinfecção de cereais, frutas e especiarias, além de eliminar alguns micro-organismos causadores de doenças e insetos. Devido a importância da irradiação em alimentos no mundo atual, esse trabalho teve por objetivos conceituar a respeito da irradiação em alimentos, abordando as principais aplicações e segurança do método, vantagens e desvantagens dessa técnica, discorrendo sobre os diferentes tipos de radiações empregados. A metodologia do trabalho constitui-se de um levantamento bibliográfico sobre a utilização da irradiação como um método de grande valia na conservação dos alimentos. De acordo com a bibliografia consultada, a irradiação mostrou ser um método bastante satisfatório, diminuindo a velocidade de deterioração dos alimentos, quando comparado a outras técnicas. 

Biografia do Autor

  • Maria Emília da Silva Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

    Professora adjunta III e atualmente Coordenadora do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Cuité (PB). Atua na área de Biotecnologia do Departamento de Farmácia no Centro de Educação e Saúde. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2010). Mestra em Ciências pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2006). Bacharela em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Tem experiência na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em: Bioquímica Geral, Bioquímica dos Alimentos, Bioquímica da Nutrição, Bromatologia Geral, Química de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Enzimologia, Análises de Alimentos e Alimentos Funcionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade Nutricional dos Alimentos, Enzimas do Estresse Oxidativo, Antioxidantes em Alimentos, Ácidos Graxos, Colesterol, Óxidos de Colesterol, Alimentos Funcionais, Valor Calórico dos Alimentos, Composição Centesimal dos Alimentos, Lipídeos Totais e Biotecnologia. Trabalha com Cromatografia Gasosa (GC), Cromatografia de Alta Eficiência (HPLC), Especfotômetro e Bomba Calorimétrica. Atua também na área de Epidemiologia e Nutrição Clínica estudando a população hipertensa, diabética e obesa através das correlações entre as patologias e a dieta. Estuda a prevalência da Síndrome do Comer Noturna na população.

Downloads

Publicado

29-12-2015

Como Citar

LIMA, Albiege dos Santos; FERREIRA, Laedja Maria Barbosa; DA SILVA MENEZES, Maria Emília. ALIMENTOS IRRADIADOS COMO UMA ALTERNATIVA NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 2, n. 2, p. 18, 2015. DOI: 10.20438/ecs.v2i2.53. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/53. Acesso em: 12 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 29

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)