OTIMIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DAS FASES NA SÍNTESE DO BIODIESEL DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO BLENDS DE METANOL E ETANOL

Autores

  • José Fabiano da Rocha Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CES
  • Lailson Suelisson de Almeida Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CES
  • Denise Domingos da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CES
  • Marta Maria da Conceição Universidade Federal da Paraíba – UFPB/CTDR
  • Antônio Gouveia de Souza Universidade Federal da Paraíba – UFPB/CCEN

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v2i1.28

Resumo

Resumo

 

O etanol e o metanol são os alcoóis mais utilizados na produção de biodiesel, o etanol tem a vantagem de ser obtido de fonte renovável, mas sua utilização na produção de biodiesel apresenta desvantagem pelo fato de ser higroscópico, induzindo parte da reação de transesterificação por catalise alcalina a formar sabões. O trabalho objetiva otimizar a síntese do biodiesel de girassol utilizando misturas de metanol/etanol para promover o maior rendimento da reação de transesterificação. Foi observado que quanto maior a quantidade de metanol na mistura maior o rendimento e mais rápida a separação. O metanol possui cadeia carbônica mais curta e a glicerina tem menor dispersão no metanol. A maior concentração de etanol favoreceu a formação de sabões e dificultou a separação do biodiesel da glicerina devido à maior interação do etanol com a glicerina. Na síntese que obteve maior rendimento o biodiesel foi submetido à centrifugação e verificou-se que acelerou a separação da glicerina quatro vezes em relação à decantação comum. É necessário executar de maneira eficiente a remoção da glicerina, catalisador e outras impurezas para obter maior rendimento e biodiesel de melhor qualidade.

 

Palavras-chave: Misturas, Etanol, Metanol, Biodiesel, Girassol.

Biografia do Autor

  • José Fabiano da Rocha Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CES
    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente, mestrando do curso de Pós-Graduaçao em Ciências Naturais e Biotecnologia da Universidade Federal de Campina grande, no Centro de Educação e Saúde CES/UFCG. Colaborador em pesquisas no Laboratorio de Biocombustíveis e Química Ambiental no CES/UFCG.
  • Lailson Suelisson de Almeida Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CES
    Graduando do curso de Farmacia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CES
  • Denise Domingos da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CES
    Possui graduação em Quimica Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande. Editora da Revista Eletrônica Educação Ciência e Saúde.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia Gasosa, estudo de coluna capilar, desenvolvimento de metodologias analíticas,Química Ambiental, Educação em Química e Formação de Professores.
  • Marta Maria da Conceição, Universidade Federal da Paraíba – UFPB/CTDR
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ2 Graduada em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Paraíba (1998/2000), Mestre em Química pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I (2000) e Doutora em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba/Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional/DTA do Campus I em João Pessoa - PB e Pesquisadora do IDEP/UFPB. Leciona na graduação e pós graduação e tem experiência na área de Química, com ênfase em Biocombustíveis e Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Etanol de segunda geração, Biodiesel, Cinética, Catálise, Química Ambiental, Edulcorantes, Análise de Alimentos e Análise Térmica.
  • Antônio Gouveia de Souza, Universidade Federal da Paraíba – UFPB/CCEN
    Possui doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1986) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1998). É professor associado IV da Universidade Federal da Paraíba - UFPB desde 1980 e Coordenador do Laboratorio de Combustiveis e Materiais da UFPB, LACOM, desde 1987. Coordenador da Sub-Rede Temática de Estabilidade, Armazenamento e Problemas Associados da Rede Brasileira de Tecnogia de Biodiesel - RBTB/MCT desde 2005 e é Coordenador do Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustiveis da ANP na Paraiba desde 03/2010. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Análise térmica, cinética, materiais cerâmicos, catálise, biocombustíveis e alimentos. Foi Chefe do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB no período de 1987/1988 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB no período de 2002/2006. E no período de 2002/2006 foi Presidente da Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria - ABRATEC. É Membro Honorário desde de 2004 da The Thermoanalytical Group of the Hungarian Chemical Society Awards Honorrary Membership. É Membro do Conselho Editorial da Revista Cadernos de Pesquisa da UFMA desde 2009. Foi Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraiba (IDEP-UFPB) desde março de 2012. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2014 da área de Ciência e Tecnologia de Alimenos.

Downloads

Publicado

23-04-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OTIMIZAÇÃO DA SEPARAÇÃO DAS FASES NA SÍNTESE DO BIODIESEL DO ÓLEO DE GIRASSOL UTILIZANDO BLENDS DE METANOL E ETANOL. (2015). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 2(1), 17. https://doi.org/10.20438/ecs.v2i1.28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>