ESTUDO ANALÍTICO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO UTILIZANDO TRATAMENTO COM ADSORVENTE FARINHA DE BANANA VERDE
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.321Palavras-chave:
Análise de águas, farinha de banana verde, adsorçãoResumo
A água é um dos recursos naturais mais importantes, principalmente devido às propriedades químicas e físicas, além de ser essencial para a vida e manutenção dos seres vivos. O Brasil possui grande disponibilidade hídrica, no entanto, algumas regiões enfrentam problemas graves de escassez de água. Com a crescente contaminação da água por diversos poluentes surge a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de tratamento que sejam baratos, eficientes, renováveis e não produzam resíduos poluentes que degradem o meio ambiente. Desse modo, o uso de adsorventes naturais tem se tornado uma alternativa para o tratamento de águas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo analítico das propriedades tais como pH, condutividade elétrica, turbidez, sólidos totais, cloretos, alcalinidade e dureza total de águas de abastecimento do município de São Vicente do Seridó – PB e foi utilizado tratamento com adsorvente proveniente da farinha de banana verde. Após a realização do estudo constatou-se que tratamento promoveu significativa redução da dureza e da turbidez. Apresentou pequenas variações nos demais parâmetros com exceção do pH, o qual apresentou um aumento no teor de acidez das amostras. Os demais parâmetros se mantiveram em conformidade com os padrões exigidos pela Portaria Nº 5/2017 do Ministério da Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.