PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DO COMER NOTURNO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARARIPE-CE
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.580Palavras-chave:
Transtorno Alimentar, Síndrome do Comer Noturno, Ritmo Circadiano.Resumo
No Brasil, 76% da população apresenta pelo menos uma queixa de sono e aproximadamente 108 milhões de habitantes podem ser afetados por distúrbios de sono. A Síndrome do Comer Noturno (SCN) é designada por um atraso circadiano do padrão alimentar mediado por alterações neuroendócrinas. Possui como características principais a anorexia matutina, hiperfagia vespertina ou noturna e insônia. O objetivo do estudo foi caracterizar a prevalência da SCN em estudantes do ensino médio matriculados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Carlota Távora do Município de Araripe-CE. A pesquisa foi realizada com 191 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 13 e 22 anos. A metodologia consistiu na aplicação de questionário de autopreenchimento, utilizando o Night Eating Questionaire, na versão em português. Os dados demonstraram uma baixa prevalência da SCN, 0,50% e a sua maior frequência no sexo feminino, e ainda sua possível relação com a idade, de acordo com a literatura. Quanto ao questionário, esse se mostrou confiável e de fácil compreensão, sendo adequado para a identificação da síndrome. Contudo, ainda são necessários outros estudos com populações diferentes e com maior quantidade de participantes, a fim de se obter uma melhor avaliação da sua relação com a idade e o sexo.
Palavras-chave: Transtorno Alimentar, Síndrome do Comer Noturno, Ritmo Circadiano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.