VIGOREXIA: O TRANSTORNO DA DISTORÇÃO DA IMAGEM CORPORAL NAS ACADEMIAS DE PICUÍ-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v12i1.635

Palavras-chave:

Metabolismo, Anomalias, Disfunção

Resumo

A Vigorexia (VG) ou Síndrome de Adonis é um transtorno dismórfico muscular (DM) que cresce afetando homens e mulheres e também profissionais da saúde como médicos, nutricionistas, educadores físicos, alunos praticantes de academia e fisiculturista. Objetiva-se avaliar a prevalência de imagem corporal e comportamento vigoréxico em 30 alunos praticantes de musculação nas academias existentes em Picuí-PB. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica, descritiva, transversal, quantitativa, em que foi aplicado um questionário, utilizando os escores do QCA (Questionário de Complexo de Adônis) em duas  academias no município de Picuí-PB, após aprovação sob o parecer nº 4.704.859.  Observou-se que houve nível moderado de vigorexia sendo percentual de 50,0% da amostra de (n = 15) com (p ≤ 0,05) e, grave sendo 6,7% da amostra (n = 2). Observou-se também o IMC dos participantes onde encontrou resultados significativos os classificando-os como sobrepeso sendo 53,4% da amostra (n = 16) e (p ≤ 0,05). Além disso, 66,7% da amostra (n = 20) fazem uso de suplementos alimentares. Os resultados indicam a necessidade de implantação de políticas públicas e de projetos dentro do âmbito de academias para a prevenção de distúrbios de imagem corporal e de transtornos alimentares.

Biografia do Autor

  • Maria Emília da Silva Menezes, Universidade Federal de Campina Grande

    Professora associada III. Lotada na Unidade Acadêmica de Saúde (UAS/CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CES) - Centro de Educação e Saúde (CES) - Campus de Cuité (PB). Membro do núcleo de pesquisa NEPFARMA (2019). Coordenadora do Comité de Ética da UFCG/ CES (2022 - 2026). Ex-Coordenadora do Curso de Farmácia da UFCG/CES (2016 - 2017); Ex-Coordenadora Administrativa da UAS/UFCG/CES (2018 - 2021) e Ex-Conselheira da Câmara Superior Administrativa-Financeira da UFCG (2019- 2021). Atua na área de Biotecnologia no curso de Farmácia no CES. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2010). Mestra em Ciências pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2006). Bacharela em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Tem experiência na área de ciências e tecnologia de alimentos, com ênfase em: bioquímica geral, bioquímica dos alimentos, bioquímica da nutrição, bromatologia geral, química de alimentos, microbiologia de alimentos, enzimologia, análises de alimentos e alimentos funcionais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade nutricional dos alimentos, enzimas do estresse oxidativo, antioxidantes em alimentos, ácidos graxos, colesterol, óxidos de colesterol, valor calórico dos alimentos, composição centesimal dos alimentos, lipídeos totais e biotecnologia em alimentos (Biocompostos). Trabalha com cromatografia gasosa (GC), cromatografia de alta eficiência (HPLC), especfotômetro e bomba calorimétrica. Atua também na área de epidemiologia e nutrição clínica estudando a população hipertensa, diabética e obesa através das correlações entre as doenças e a dieta. Estuda a prevalência da Síndrome do Comer Noturna, Ortorexia Nervosa, Síndrome de Burnout e Imagem Corporal na População Brasileira.

Downloads

Publicado

29-07-2025

Como Citar

DA SILVA SOUZA, Bruno Eduardo; DE ANDRADE JÚNIOR, Francisco Patrício; DA SILVA MENEZES, Maria Emília. VIGOREXIA: O TRANSTORNO DA DISTORÇÃO DA IMAGEM CORPORAL NAS ACADEMIAS DE PICUÍ-PB. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v12i1.635. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/635. Acesso em: 1 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>