PREVALÊNCIA DE ORTOREXIA NERVOSA EM ESTUDANTES DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE NO CAMPUS DE CUITÉ
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v12i1.658Palavras-chave:
transtorno alimentar, ortorexia nervosa, alimentação saudável.Resumo
A Ortorexia Nervosa (ON) caracterizada por indivíduos que possuem uma obsessão por alimentos saudáveis, e apresentam uma excessiva preocupação na qualidade e pureza desses alimentos. Possui início com o desejo da correção de hábitos alimentares reputados como ruins ou com o intuito de melhorar a saúde, mas, que direcionam para o surgimento de comportamentos distintos e semelhantes com os outros tipos de transtornos alimentares. Objetivou-se avaliar o comportamento de risco para desenvolvimento de ortorexia nervosa em estudantes do sexo feminino dos cursos da área de saúde da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité-PB. Pesquisa epidemiológica, descritiva, transversal, quantitativa realizada com 300 estudantes do sexo feminino, com idades entre 16 e 31 anos, no qual aplicou-se um questionário ORTO-15, na versão em português,após aprovação docomitê de ética e pesquisa por envolver seres humanos. Identifica-se comportamento de risco para a em 34% das alunas participantes, dos cursos de Enfermagem e Farmácia apresentaram a maior tendência a desenvolver ON com 35,3% e 36,3%, respectivamente. Contudo, torna-se necessário outros estudos em todo o país e ao redor do mundo, para que se obtenham dados mais abrangentes e seja possível criar um perfil epidemiológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.