PREVALÊNCIA E SEVERIDADE DE SINTOMAS EM MULHERES NO CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.613Palavras-chave:
climatério, menopausa, sintomas gerais, qualidade de vida, terapia de reposição hormonal.Resumo
O climatério é uma fase natural na vida das mulheres que inclui a menopausa, caracterizada pela cessação permanente das menstruações após um ano consecutivo sem menstruar, seguido por diversas alterações hormonais. Os diversos sintomas vivenciados durante este período podem surgir em vários níveis de intensidade e impactar diretamente a qualidade de vida dessas mulheres. Este trabalho objetivou identificar e avaliar a prevalência e severidade dos principais sintomas ao longo das diversas fases do climatério/menopausa. Os dados foram extraídos de artigos presentes nas bases de dados Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, sendo selecionados 19 artigos entre 2014 e 2024. Foi possível concluir que os sintomas mais característicos desse período são: alterações no ciclo e fluxo menstrual até a menopausa, fogachos, sudorese, calafrios, cefaleia, insônia, fadiga, dificuldade de concentração e memória, irritabilidade, ressecamento e atrofia vaginal, diminuição da libido, baixa autoestima, ganho de peso e humor depressivo. Esses sintomas surgem dos 40 até os 62 anos de idade. Observou-se alta severidade e prevalência de falta de ar, suores, calores e ansiedade. Dessa forma, se faz necessário a capacitação de profissionais de saúde para atender e orientar a mulher climatérica e menopausada, promovendo qualidade de vida durante esse período.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.