O POTENCIAL HEPATOPROTETOR DO GENGIBRE (Zingiber officinale): UMA REVISÃO SOBRE SEUS PRINCIPAIS MECANISMOS DE HEPATOPROTEÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v5i2.149Palavras-chave:
Gengibre, Estresse oxidativo, Fígado, Expressão genéticaResumo
O fígado é um órgão vital ao organismo por regular vários processos fisiológicos. Há uma longa tradição em tratar problemas hepáticos com ervas devido a suas propriedades antioxidantes. O Zingiber officinale, conhecido como gengibre, é uma dessas plantas. Visando compreender seus mecanismos hepatoprotetores, foi feita a presente revisão literária. Realizou-se a busca nas bases de dados SciELO, MEDLINE/Pubmed e LILACS, com os termos hepatoprotective e liver combinadas com ginger e Zingiber officinale, analisando-se 16 artigos dos anos 2012-2018. Os resultados mostram que grande parte dos mecanismos de hepatoproteção associam-se à atividade antioxidante por regularem positivamente o fator de transcrição Nfr2 e aumentarem as glutationas hepática, S-transferases (GST), peroxidase (GPx) e catalase (CAT). Há prevenção de cânceres através da diminuição dos genes Caspase3, MK167 e C-fos, e de sua metástase pela inibição do TGF-β1. Há redução da expressão de PCNA, colágeno, colesterol e triglicerídeos (por inibição da superexpressão de ChREBP) e alívio da inflamação (por inibição de prostaglandinas, leucotrienos, TNF-α, IL-1β e COX-2, e supressão do NF-κB p65, do receptor TLR4 e da MAPK). Tais propriedades relacionam-se com os compostos gingeróis, shagaoles e gingeronas, fazendo do gengibre um produto promissor para a manutenção da integridade do fígado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.