PRESENÇA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES EXPOSTOS À ANTIPSICÓTICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.322Palavras-chave:
Antipsicóticos, Síndrome Metabólica, Perfil NutricionalResumo
A administração de fármacos antipsicóticos representa uma intervenção amplamente utilizada na prática clínica como parte do tratamento de pessoas com transtorno psíquico. Contudo, a literatura tem associado o uso dessa classe de medicamentos a alterações metabólicas, caso não administrados de maneira correta. O presente estudo objetivou avaliar a presença da Síndrome Metabólica (SM) e sua relação com a utilização de antipsicóticos por meio de uma revisão sistemática da literatura. Para tanto, recorreu-se aos sistemas de busca eletrônica de artigos científicos indexados nas bases de dados MedLine, LILACS, Portal de Periódicos CAPES e SCIELO. O estudo foi norteado, inicialmente, pela incidência de artigos publicados no período compreendido entre os anos de 2014 a 2019, resultando na seleção de treze trabalhos. De acordo com os artigos analisados, verificou-se uma relação bem documentada do uso de antipsicóticos atípicos e alterações metabólicas em pacientes diagnosticados com esquizofrenia. Apontam-se como limitações dos estudos a dificuldade em identificar a Síndrome Metabólica devido à ausência de um padrão-ouro decorrente das distintas classificações existentes, bem como ausência de dados quanto ao consumo alimentar e estilo de vida dos pacientes, que permitiriam o estabelecimento de uma melhor associação entre os antipsicóticos e Síndrome Metabólica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.