ANÁLISE DO PANORAMA DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO TRATAMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.578Palavras-chave:
Saúde, Nutrição, COVID-19Resumo
A pandemia da Covid-19 implicou em mudanças na rotina de vida das pessoas, diminuindo o acesso aos serviços de saúde e aumentando os agravos mentais e do comportamento alimentar, com destaque para àquelas com Transtornos Alimentares (TA). Nesse sentido, o trabalho objetivou realizar uma revisão integrativa sobre o panorama dos transtornos alimentares durante a pandemia e identificar o papel do nutricionista no acompanhamento desses pacientes. Foi realizado uma busca nas bases de dados: Google Scholar, PubMed e Potal de Períodicos CAPES, incluindo publicações a partir de 2020 e usando os descritores: transtornos alimentares, anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar, COVID-19, nutricionista e comportamento alimentar. Foram analisados vinte e três artigos. A pandemia da COVID-19 impactou nos padrões dietéticos das pessoas. Mudança na rotina de vida e o isolamento social influenciaram o aumento dos sintomas de TA e recaídas. O acompanhamento nutricional foi um fator importante para o tratamento e prevenção de deficiências nutricionais e complicações dos TA. Conclui-se que houve mudança no panorama dos transtornos alimentares e padrões dietéticos durante a pandemia, provocando aumento de comportamentos alimentares disfuncionais.
Palavras-chave: Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno de Compulsão Alimentar, Nutrição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.