PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DE FARINHA DE INSETOS EM DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS UTILIZADOS NA PISCICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i2.562Palavras-chave:
Alimentação Animal, Alternativa Sustentável, Desidratação, composição nutricional, PeixesResumo
A produção e utilização de farinhas de insetos têm ganhado destaque na alimentação animal, especialmente na piscicultura, devido às suas qualidades nutricionais e ao potencial como alternativa sustentável. Neste estudo, foram realizadas análises bromatológicas em diferentes farinhas de insetos produzidas através de diferentes métodos de desidratação: desidratador e forno micro-ondas. Os resultados revelaram diferenças significativas nas composições das farinhas de insetos, dependendo do método de produção. As farinhas de insetos produzidas no forno micro-ondas apresentaram maiores teores de matéria seca, proteína bruta e extrato etéreo em comparação com as produzidas no desidratador. Destaca-se a farinha de insetos da Barata Gigante de Madagascar (Gromphadorhina portentosa) quando submetida ao forno micro-ondas, demonstrou um teor de proteína bruta de 79,14%, superando as outras farinhas. Esses resultados ressaltam a importância do método de produção na composição nutricional, especialmente em aplicações que requerem elevado teor de proteína, como na formulação de rações para peixes. Portanto, a escolha do método de produção das farinhas de insetos deve ser cuidadosamente considerada, levando em conta as necessidades específicas das dietas e a aplicação final. Além disso, este estudo reforça a viabilidade das farinhas de insetos como fonte de proteína sustentável na indústria de alimentos para animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.