A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CES/UFCG) NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE AQUICULTURA

Rafael de Morais Silva, Stephanie Isabel Costa de Azevedo, Ardilles Riquelme Machado Vieira, João Pedro da Silva Júnior, Maria Taynara Gomes Cândido, Marisa de Oliveira Apolinário

Resumo


A monitoria acadêmica é uma atividade formativa comum nas universidades brasileiras, na qual estudantes mais experientes auxiliam seus colegas no processo de aprendizagem nos componentes curriculares. Nesse papel, o monitor atua colaborando com o professor, auxiliando os alunos, esclarecendo dúvidas e promovendo uma maior compreensão dos conteúdos abordados na disciplina. A prática da monitoria também estabelece uma cooperação mútua e um vínculo entre o discente monitor e o docente orientador que promove a vivência das atividades didáticas. Neste sentido, neste trabalho buscou-se evidenciar a importância da monitoria utilizando-se metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos de Aquicultura. As atividades desenvolvidas potencializaram o aprendizado dos alunos durante a disciplina ao abordar os assuntos de forma dinâmica no período 2023.2, proporcionando o protagonismo estudantil, no tocante à elaboração de uma atividade interativa sobre Marketing na Comercialização de Pescado. Diante dos resultados obtidos, ficou evidenciado a importância e relevância da monitoria no desenvolvimento dos discentes e sua importância na formação docente.


Palavras-chave


Tecnologia; Educação; Formação Acadêmica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v11i2.612

Apontamentos

  • Não há apontamentos.