PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE NOVAS METODOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE ZOOLOGIA, COM ÊNFASE AOS PEIXES ORNAMENTAIS, EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FREI MARTINHO– PB

Ana Beatriz Nascimento de Macedo, Maria Jildileide Silva de Almeida, Marisa de Oliveira Apolinário

Resumo


A forma compartimentalizada, sem contextualização e uso de metodologias inadequadas, nas quais o ensino de Zoologia se configura nos dias atuais, são alguns dos obstáculos que dificultam o ensino-aprendizagem. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar metodologias de ensino com educandos do Ensino Médio, na perspectiva de proporcionar uma melhor aprendizagem da Zoologia, com o foco no ensino de peixes ornamentais. O trabalho tem carater quali-quantitativo, através da aplicação de questionários específicos com discentes, onde para cada um desses momentos foi aplicado e avaliado um método para o ensino de Zoologia. Foi observado que 72% dos alunos responderam sobre as características que diferem os peixes ornamentais das demais espécies de peixes, sendo citados atributos como: cores, tamanhos e formas. Relacionado ao local de acesso à internet, a maioria dos alunos entrevistados (20) disseram acessar a internet em suas próprias casas, fazendo parte da rotina de muitos. Conclui-se que este trabalho gerou discussões que evidenciaram o êxito da aplicação dos métodos trabalhados, além de estimular a participação e aproximação entre os envolvidos, demonstrando ser uma ferramenta facilitadora do aprendizado de conceitos proporcionando a interatividade nas aulas tornando-as mais dinâmicas e prazerosas.


Palavras-chave


Ensino de Zoologia; Peixes Ornamentais; Modelos Didático-pedagógicos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v6i1.198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.