PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE NOVAS METODOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE ZOOLOGIA, COM ÊNFASE AOS PEIXES ORNAMENTAIS, EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FREI MARTINHO– PB
Resumo
A forma compartimentalizada, sem contextualização e uso de metodologias inadequadas, nas quais o ensino de Zoologia se configura nos dias atuais, são alguns dos obstáculos que dificultam o ensino-aprendizagem. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar metodologias de ensino com educandos do Ensino Médio, na perspectiva de proporcionar uma melhor aprendizagem da Zoologia, com o foco no ensino de peixes ornamentais. O trabalho tem carater quali-quantitativo, através da aplicação de questionários específicos com discentes, onde para cada um desses momentos foi aplicado e avaliado um método para o ensino de Zoologia. Foi observado que 72% dos alunos responderam sobre as características que diferem os peixes ornamentais das demais espécies de peixes, sendo citados atributos como: cores, tamanhos e formas. Relacionado ao local de acesso à internet, a maioria dos alunos entrevistados (20) disseram acessar a internet em suas próprias casas, fazendo parte da rotina de muitos. Conclui-se que este trabalho gerou discussões que evidenciaram o êxito da aplicação dos métodos trabalhados, além de estimular a participação e aproximação entre os envolvidos, demonstrando ser uma ferramenta facilitadora do aprendizado de conceitos proporcionando a interatividade nas aulas tornando-as mais dinâmicas e prazerosas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v6i1.198
Apontamentos
- Não há apontamentos.