PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE NOVAS METODOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE ZOOLOGIA, COM ÊNFASE AOS PEIXES ORNAMENTAIS, EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM FREI MARTINHO– PB
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v6i1.198Palavras-chave:
Ensino de Zoologia, Peixes Ornamentais, Modelos Didático-pedagógicosResumo
A forma compartimentalizada, sem contextualização e uso de metodologias inadequadas, nas quais o ensino de Zoologia se configura nos dias atuais, são alguns dos obstáculos que dificultam o ensino-aprendizagem. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar metodologias de ensino com educandos do Ensino Médio, na perspectiva de proporcionar uma melhor aprendizagem da Zoologia, com o foco no ensino de peixes ornamentais. O trabalho tem carater quali-quantitativo, através da aplicação de questionários específicos com discentes, onde para cada um desses momentos foi aplicado e avaliado um método para o ensino de Zoologia. Foi observado que 72% dos alunos responderam sobre as características que diferem os peixes ornamentais das demais espécies de peixes, sendo citados atributos como: cores, tamanhos e formas. Relacionado ao local de acesso à internet, a maioria dos alunos entrevistados (20) disseram acessar a internet em suas próprias casas, fazendo parte da rotina de muitos. Conclui-se que este trabalho gerou discussões que evidenciaram o êxito da aplicação dos métodos trabalhados, além de estimular a participação e aproximação entre os envolvidos, demonstrando ser uma ferramenta facilitadora do aprendizado de conceitos proporcionando a interatividade nas aulas tornando-as mais dinâmicas e prazerosas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.