PROPRIEDADES DA SEDA DE ARANHA NO RAMO MEDICINAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.281Palavras-chave:
Biomaterial, biotecnologia, Fibroínas de aranha.Resumo
Desde a antiguidade a seda de aranha vem sendo utilizada com a finalidade medicinal, suas características lhe proporcionam ser uma alternativa terapêutica diante de diferentes abordagens. Assim, esse estudo tem como objetivo revisar por meio da literatura as propriedades e peculiaridades da seda de aranha no ramo medicinal e também discutir algumas aplicações. Para isso, foi realizado uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas: LILACS, SCIELO, PubMed e CAPES de publicações entre 2005 e janeiro de 2020, utilizando como descritores: “Fibroínas de Aranha”, “Biomaterial” e “Biotecnologia”. Os critérios de inclusão foram: publicações em português ou inglês, que se tratassem de estudos experimentais, descritivos ou exploratórios dentro do período estabelecido, contendo pelo menos um dos descritores. Os estudos mostram as propriedades e capacidades cicatrizantes, antimicrobiana, alta elasticidade, podendo auxiliar em procedimentos dermatológicos e assumir diferentes papéis em aplicações cirúrgicas. No ramo de cosméticos, aumenta o brilho e suavidade dos produtos, além disso, possui outras aplicações. Há uma vasta aplicabilidade do uso da teia de aranha no ramo da medicina, devido suas capacidades mecânicas e aspectos físico-químicos. Estudos devem prosseguir a afim de avaliar qualitativamente e quantitativamente o teor de proteínas funcionais, e possivelmente outras aplicações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.