MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA

Autores

  • Célia Maria Rufino Franco Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0002-4082-945X
  • Leonardo Lira de Brito Centro de Educação e Saúde (CES) Unidade Acadêmica de Física e Matemática (UAFM)
  • Josevandro Barros Nascimento Departamento de Ciências Exatas - DCX, Universidade Federal da Paraíba - Campus IV
  • Ysmênia Karla Medeiros de Azêvedo Almeida Curso de Licenciatura em Matemática, Unidade Acadêmica de Física e Matemática, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité-PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v7i2.323

Palavras-chave:

Aplicações, Cálculo, Laranja, Volume, Área de superfície.

Resumo

Neste artigo será relatada uma experiência com a utilização da modelagem matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, de modo particular, no ensino das Integrais Definidas.  A presente pesquisa foi desenvolvida em uma turma de Cálculo Diferencial e Integral II, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (Campus Cuité), durante o semestre letivo de 2018.1. Após alguns estudos teóricos realizados nas aulas de Cálculo foi proposto o problema de obter o volume de uma laranja e a área da sua superfície. Vários métodos foram utilizados e os resultados foram comparados. O processo de modelagem se deu na evolução dos conceitos matemáticos empregados. Com este trabalho, se propôs verificar na prática como seria o desenvolvimento de uma aula de Cálculo com uso da modelagem matemática e como seria a receptividade dos alunos diante deste recurso. A partir das aplicações foi possível concluir que o uso da modelagem matemática para o ensino de integrais definidas pode ser bem proveitoso, tornando a aula dinâmica e atrativa.

Biografia do Autor

  • Célia Maria Rufino Franco, Universidade Federal de Campina Grande

    Centro de Educação e Saúde (CES)
    Unidade Acadêmica de Física e Matemática (UAFM)

    Matemática

Downloads

Publicado

30-12-2020