VIOLÊNCIA OBSTETRÍCA: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO

Autores

  • Elizeu Martins Nery Junior CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE
  • Suena Ricardo de Oliveira CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE
  • Ruth Silva Lima da Costa CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v8i2.413

Resumo

O  parto é um momento singular  na vida da mulher,  no entanto ela  pode se tornar  vítima  de violência obstétrica, e a equipe de enfermagem tem papel fundamental na sua prevenção da sua ocorrência.  Objetivou-se relatar o papel da equipe de enfermagem na prevenção de práticas consideradas como  violência obstétrica. Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura com obtenção de dados na  Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). O enfermeiro tem papel fundamental na prevenção da violência obstétrica, posto que é o profissional  que está mais próximo da parturiente no momento do parto, podendo  lhe proporcionar uma atenção mais humanizada,  através da criação de um vínculo com a mesma e sua família, evitando a realização de procedimentos e condutas que desrespeitem e agridam a mulher na hora do parto, nascimento ou pós-parto. Para prevenir a violência obstétrica, o  profissional enfermeiro deve prestar uma assistência humanizada, baseada em evidencias cientificas e  proporcionar  um ambiente que garanta a autonomia da parturiente durante o trabalho de parto

Biografia do Autor

  • Ruth Silva Lima da Costa, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE
    Doutoranda em Epidemiologia em Saúde Pública ( FIOCRUZ/ENSP). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre (UFAC); Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFAC) e em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Ciências da Saúde (UFAC). Atua na Divisão de Captação de Recursos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre e como docente nos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Uninorte. Tem experiência na área de Gestão e Planejamento em Saúde, Atenção á Saúde da Criança e Adolescente e Atenção Primária em Saúde. É revisora de periódicos científicos e membra de comitê de ética em pesquisa. Atualmente tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse em produtos derivados de plantas amazônicas, e também voltadas para saúde coletiva com ênfase nas condições crônicas , além da atenção integral à saúde da criança e adolescente e sistematização da assistência de enfermagem.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

NERY JUNIOR, Elizeu Martins; DE OLIVEIRA, Suena Ricardo; COSTA, Ruth Silva Lima da. VIOLÊNCIA OBSTETRÍCA: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.20438/ecs.v8i2.413. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/413. Acesso em: 18 maio. 2025.