VIOLÊNCIA OBSTETRÍCA: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i2.413Resumo
O parto é um momento singular na vida da mulher, no entanto ela pode se tornar vítima de violência obstétrica, e a equipe de enfermagem tem papel fundamental na sua prevenção da sua ocorrência. Objetivou-se relatar o papel da equipe de enfermagem na prevenção de práticas consideradas como violência obstétrica. Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura com obtenção de dados na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). O enfermeiro tem papel fundamental na prevenção da violência obstétrica, posto que é o profissional que está mais próximo da parturiente no momento do parto, podendo lhe proporcionar uma atenção mais humanizada, através da criação de um vínculo com a mesma e sua família, evitando a realização de procedimentos e condutas que desrespeitem e agridam a mulher na hora do parto, nascimento ou pós-parto. Para prevenir a violência obstétrica, o profissional enfermeiro deve prestar uma assistência humanizada, baseada em evidencias cientificas e proporcionar um ambiente que garanta a autonomia da parturiente durante o trabalho de partoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.