O JOGO SALTO DA RÃ COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO QUADRÁTICA

Célia Maria Rufino Franco, Edna Cordeiro Souza, Leonardo Lira Brito, Igor Raphael Silva Melo

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o uso do jogo salto da rã como instrumento auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O trabalho foi fundamentado em pesquisas reportadas na literatura sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade qualitativa, onde foi realizado trabalho de campo na forma de minicurso durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande. Verificou-se que o uso de jogos em sala de aula, quando bem conduzido, é uma ferramenta motivacional no estudo da matemática. Foi possível realizar conexão entre as funções quadráticas e progressões aritméticas. A experiência permitiu abordar o Teorema de Caracterização das Funções Quadráticas de forma divertida e atrativa para os alunos


Palavras-chave


Jogos matemáticos, Caracterização da função quadrática, Recursos didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v6i1.176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.