MODELOS MATEMÁTICOS EM EPIDEMIOLOGIA E APLICAÇÃO NA EVOLUÇÃO DA COVID-19 NO BRASIL E NO ESTADO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.269Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Covid-19, Brasil, Paraíba.Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar alguns modelos matemáticos em Epidemiologia, sob o ponto de vista das aplicações, com particular referência a epidemia da Covid-19. São apresentados os modelos clássicos como SIS (Suscetível -Infectado - Suscetível), SIR (Suscetível - Infectado - Removido) e SIRS (Suscetível - Infectado- Removido - Suscetível), considerando a população total constante. Como aplicação, o modelo SIR foi utilizado para projetar a evolução epidêmica da Covid-19 no Brasil e no Estado da Paraíba. Para tanto, utilizou-se métodos numéricos (Euler ou Runge-Kutta) para resolver os sistemas de equações diferenciais e os parâmetros foram obtidos através de processo de otimização. De acordo com os resultados obtidos, o modelo descreve bem a população de infectados nos períodos analisados. Verificou-se mudança na taxa de reprodução () da Covid-19 no Brasil, que passou de 3.7 (no início da epidemia) para 1.72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.