COMPARAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS IFES DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL A PARTIR DO ENADE
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.628Palavras-chave:
Conceito Enade, Análise de Variância, Licenciatura em MatemáticaResumo
Resumo
O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir do desempenho dos estudantes concluintes no referido exame. Objetiva-se com este trabalho a realização de um estudo comparativo dos cursos de Licenciatura em Matemática das IFES do Nordeste do Brasil, avaliando o desempenho dos mesmos no último Enade, ano 2021, de forma geral e por estado. Os resultados mostraram que apenas 25% dos cursos obtiveram conceito Enade contínuo superior a 2,429, sendo que a maior nota foi de 4,026 e a menor 0,831. Quando a comparação dos referidos cursos foi realizada por estado, observou-se que os cursos da Bahia obtiveram a média mais alta (2,454) e os do Piauí a média mais baixa (1,662). Contudo, foi possível concluir, a partir da análise de variância, que as diferenças entre as médias dos estados não são estatisticamente significativas. Sobre a situação do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG, campus Cuité-PB, o referido curso apresentou conceito Enade contínuo 2,241, ocupando assim, em 2021, a 26ª posição entre os 68 cursos de Licenciatura em Matemática das IFES do Nordeste e a 5º posição entre os 8 cursos de Licenciatura em Matemática das IFES do estado da Paraíba.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.