COMPARAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS IFES DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL A PARTIR DO ENADE

Carlos Eduardo Albuquerque Candido, Alecxandro Alves Vieira

Resumo


Resumo

O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir do desempenho dos estudantes concluintes no referido exame. Objetiva-se com este trabalho a realização de um estudo comparativo dos cursos de Licenciatura em Matemática  das IFES do Nordeste do Brasil, avaliando o desempenho dos mesmos no último Enade, ano 2021, de forma geral e por estado. Os resultados mostraram que apenas 25% dos cursos obtiveram conceito Enade contínuo superior a 2,429, sendo que a maior nota foi de 4,026 e a menor 0,831. Quando a comparação dos referidos cursos foi realizada por estado, observou-se que os cursos da Bahia obtiveram a média mais alta (2,454) e os do Piauí a média mais baixa (1,662). Contudo, foi possível concluir, a partir da análise de variância, que as diferenças entre as médias dos estados não são estatisticamente significativas. Sobre a situação do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG, campus Cuité-PB, o referido curso apresentou conceito Enade contínuo 2,241, ocupando assim, em 2021, a 26ª posição entre os 68 cursos de Licenciatura em Matemática das IFES do Nordeste e a 5º posição entre os 8 cursos de Licenciatura em Matemática das IFES do estado da Paraíba.


Palavras-chave


Conceito Enade; Análise de Variância; Licenciatura em Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v11i2.628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.