FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA: MARKETING E ANÁLISE DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.470Palavras-chave:
Farmácia Escola, Serviços Clínicos Farmacêuticos, Assistência à Saúde, MarketingResumo
Mudanças na posição e acesso ao farmacêutico no cenário da prestação de cuidados à saúde advém das necessidades de uma população que envelhece. Objetivou-se divulgar a oferta dos serviços clínicos farmacêuticos (SCF) da Farmácia Escola (FE) Manoel Casado de Almeida, Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, além de aferir o conhecimento da população acadêmica a respeito das farmácias universitárias e dos SCF. Pesquisa transversal das tendências de marketing no âmbito farmacêutico, seguindo para a seleção de estratégias de publicidade. Aplicou-se questionário para avaliar o conhecimento sobre a FE e os SCF, após aprovação pelo CEP/UFCG (3.784.568). Utilizou-se o SPSS (v.13.0) na análise. Do marketing foi reativado e-mail institucional, criado instagram e publicados folders sobre FE. Verificou-se que dos 431 respondentes houve predominância feminina (64,7%), 45% estudantes de farmácia, 71,7% sabiam o que é FE; 70,3% possuiam na instituição de ensino, 50,6% não conheciam, 92,6% nunca se consultaram e 90,7% nunca se submeteram a nenhum SCF, embora 82,2% achariam excelente e 91,2% recomendariam. Conclui-se ser relevante publicitar e fazer análise do entendimento acerca dos SCF na FE e do público usuário, para identificar melhorias, atender às necessidades da comunidade e aperfeiçoar o ensino-aprendizagem de futuros farmacêuticos.
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