FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA: MARKETING E ANÁLISE DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.470

Palavras-chave:

Farmácia Escola, Serviços Clínicos Farmacêuticos, Assistência à Saúde, Marketing

Resumo

Mudanças na posição e acesso ao farmacêutico no cenário da prestação de cuidados à saúde advém das necessidades de uma população que envelhece. Objetivou-se divulgar a oferta dos serviços clínicos farmacêuticos (SCF) da Farmácia Escola (FE) Manoel Casado de Almeida, Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, além de aferir o conhecimento da população acadêmica a respeito das farmácias universitárias e dos SCF. Pesquisa transversal das tendências de marketing no âmbito farmacêutico, seguindo para a seleção de estratégias de publicidade. Aplicou-se questionário para avaliar o conhecimento sobre a FE e os SCF, após aprovação pelo CEP/UFCG (3.784.568). Utilizou-se o SPSS (v.13.0) na análise. Do marketing foi reativado e-mail institucional, criado instagram e publicados folders sobre FE. Verificou-se que dos 431 respondentes houve predominância feminina (64,7%), 45% estudantes de farmácia, 71,7% sabiam o que é FE; 70,3% possuiam na instituição de ensino, 50,6% não conheciam, 92,6% nunca se consultaram e 90,7% nunca se submeteram a nenhum SCF, embora 82,2% achariam excelente e 91,2% recomendariam. Conclui-se ser relevante publicitar e fazer análise do entendimento acerca dos SCF na FE e do público usuário, para identificar melhorias, atender às necessidades da comunidade e aperfeiçoar o ensino-aprendizagem de futuros farmacêuticos.

Biografia do Autor

  • Pedro Ithalo Francisco da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Acadêmico do Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité-PB, Brasil.

  • Francisco Patricio de Andrade Júnior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil.

  • Elaine Cristina da Silva Ferreira Rabelo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
    Farmacêutica, Farmácia Escola Manoel Casado de Almeida, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité-PB, Brasil.
  • Júlia Beatriz Pereira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
    Profª Unidade Acadêmica de Saúde, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité-PB, Brasil.
  • Camila de Albuquerque Montenegro, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
    Profª Unidade Acadêmica de Saúde, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cuité-PB, Brasil.

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA: MARKETING E ANÁLISE DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO ACADÊMICA. (2023). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 10(1). https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.470

Artigos Semelhantes

1-10 de 232

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)