UTILIZAÇÃO DE ARGILA PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS DE POÇOS SUBTERRÂNEOS NO MUNICÍPIO DE SOSSEGO-PB
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v5i2.168Palavras-chave:
Controle de qualidade de águas, Adsorvente Natural, Cromatografia em ColunaResumo
A cidade de Sossego se localiza no Curimataú Paraibano e caracteriza-se por possuir uma hidrografia formada de rios temporários com cheias somente no período do inverno, sendo castigada constantemente por secas prolongadas, fazendo com a população utilize águas subterrâneas para permitir sua subsistência havendo a necessidade, portanto, que estas águas sejam de qualidade e que sigam os padrões de potabilidade sugeridos pelo Ministério da Saúde. Diante disto, o presente estudo teve como objetivo, avaliar a qualidade físico-química de águas subterrâneas advindas de 4 poços distintos e adequar os parâmetros que se encontrassem em desacordo com os padrões de potabilidade através do método de cromatografia em coluna utilizando a argila vermelha como adsorvente. As análises físico-químicas realizadas foram: pH, condutividade, turbidez, cloretos, alcalinidade total e dureza total. Após as análises, observou-se que somente a dureza total de todos os poços analisados se apresentou fora dos padrões de potabilidade. Entretanto, após o tratamento realizado em um dos poços, observou-se uma acentuada diminuição da dureza total de cerca de 46,7%, demonstrando que a argila vermelha pode ser um promissor adsorvente para o tratamento de águas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.