HUMANIZANDO A FORMAÇÃO MÉDICA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA DE BASES HUMANÍSTICAS DA MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.672Palavras-chave:
Medicina, Ensino médico, Empatia.Resumo
A expansão dos cursos de Medicina no Brasil trouxe desafios relacionados à formação humanizada e à preparação ética dos futuros médicos. Nesse contexto, a disciplina de Bases Humanísticas da Medicina, ofertada pela Universidade Estadual do Piauí, busca promover reflexões sobre a prática médica e sua relação com valores éticos, humanísticos e sociais. O objetivo deste estudo é relatar as experiências vivenciadas na disciplina, evidenciando o impacto das atividades realizadas na formação dos estudantes. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. As metodologias aplicadas incluíram diários reflexivos, leitura de obras literárias e científicas, confecção de narrativas e cartazes, produção de documentários e elaboração de portfólios. Essas atividades estimularam discussões sobre temas como humanização, cuidados paliativos, comunicação e identidade médica. As dinâmicas propostas promoveram engajamento dos estudantes, que desenvolveram habilidades como empatia, criatividade e reflexão crítica. A disciplina permitiu a compreensão da importância de uma prática médica centrada no paciente e consciente das desigualdades sociais. Conclui-se que a disciplina rompeu com modelos tradicionais de ensino e se destacou como um espaço essencial para a construção de competências humanísticas e éticas, contribuindo para uma formação médica integral e mais alinhada às demandas da sociedade contemporânea.
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