MICROBIOTA FÚNGICA ANEMÓFILA DE UM HOSPITAL MUNICIPAL SITUADO NO CURIMATAÚ DA PARAÍBA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.600Palavras-chave:
infecção hospitalar, fungos filamentosos, microbiologia do arResumo
Os fungos anemófilos são encontrados no ar atmosférico e podem causar ao homem, diversos problemas de saúde. Nesse sentido, objetivou-se, com este estudo, verificar a microbiota fúngica anemófila de um hospital público de Cuité-PB, Brasil. Foram expostas duas placas de Petri, por ambiente, contendo Ágar Sabouraud Dextrose, a um metro do chão, por 15 minutos, na Recepção, Sala de Triagem, Posto de Enfermagem I, Clínica Cirúrgica 111, Farmácia e Enfermaria Infantil, além da área externa do hospital. Além da contagem das unidades formadoras de colônias fúngicas, identificou-se os fungos por suas características macro e micromorfológicas. Verificou-se que todos os ambientes internos investigados estavam de acordo com o preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quanto à qualidade do ar interno, exceto a recepção, que ultrapassou 750 UFC/m3. Dentre as espécies fúngicas mais prevalentes, predominaram leveduras (36 UFC – 37,1%), Cladosporium spp. (29 UFC - 29,8%) e Fusarium spp. (11 UFC – 11,3%). Algumas das espécies identificadas, como Aspergillus sp. e Rhizopus sp., apresentam potencial patogênico e/ou toxigênico, inclusive tendo vários casos de coinfecções sido relatadas em pacientes com COVID-19, muitas vezes letais. Pode-se concluir que o Hospital se encontra dentro do esperado, em termos de qualidade do ar, tendo como critério a análise dos fungos anemófilos e que se faz necessário manter os protocolos de limpeza e desinfecção atualizados, para minimizar os riscos à saúde humana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.