FUNGOS ENCONTRADOS EM EQUIPAMENTOS DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i2.492Palavras-chave:
fungos, Cladosporium, higienizaçãoResumo
As academias são locais com grande fluxo de pessoas, que compartilham diversos equipamentos, os quais podem conter microrganismos. Dessa forma, este trabalho objetivou verificar a prevalência de fungos nos equipamentos de academias no município de Cuité, na Paraíba. Para tanto, coletas foram realizadas em equipamentos, como colchonete, cadeira adutora/abdutora, Leg press, peck deck e mesa flexora, em três academias, através de swabs estéreis umedecidos com solução salina estéril, antes e após higienização com álcool 70%. As amostras foram cultivadas em Ágar Sabouraud Dextrose e incubadas por até 14 dias. Após esse período realizou-se a identificação dos fungos. As leveduras predominaram com (71,45%), seguidas dos fungos filamentosos Cladosporium spp. (12,27%), Mycelia sterilia (9,01%) e Alternaria spp. (2,72%). Além disso, pode-se perceber que o uso de álcool 70%, diminuiu a carga fúngica nos locais aplicados. Com isso, conclui-se que todos os fungos encontrados são potencialmente patogênicos e que a limpeza dos equipamentos pode minimizar os riscos à saúde dos usuários. Recomenda-se a utilização de tecidos descartáveis ou papel toalha. Após o termino da pesquisa, foram elaborados relatórios individuais com os dados da pesquisa e entregues aos respectivos gerentes, na expectativa de contribuir para uma maior segurança dos frequentadores das academias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.