AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIANA DE PÓS COSMÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v4i2.137Palavras-chave:
Controle de Qualidade, Cosméticos, Microbiologia.Resumo
A qualidade microbiana é uma das condições imprescindíveis de um produto cosmético, pois a presença de contaminantes viáveis e patogênicos além de gerar alterações na formulação, como perda da eficácia e aspecto indesejado, poderá estabelecer risco para a saúde do consumidor. Em face do exposto, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade microbiológica de cosméticos de uso facial na apresentação pó in use, por meio do método de contagem de microrganismos viáveis, bem como a possível existência de patógenos como Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. A contagem de microrganismos viáveis totais evidencou que todos os produtos pesquisados encontraram-se dentro dos padrões estabelecidos pela Farmacopéia Brasileira, não mais que 10³ UFC/g, limite máximo 5 x 10³ UFC/g. No entanto, foi identificada a presença de E. coli em três amostras e de S. aureus em uma amostra, dentre as cinco amostras pesquisadas. Diante dos resultados obtidos, destaca-se a importância da orientação e dos cuidados no manuseio de produtos cosméticos por parte do consumidor, pois a presença de microrganismos, reconhecidamente patogênicos representa risco de contaminação, especialmente com relação a pessoas debilitadas, que possuem imunidade baixa ou que possuem algum tipo de alergia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.