LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Francisca Terezinha Oliveira Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Sheila Valéria Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v2i1.33

Palavras-chave:

Matemática, Leitura e Escrita

Resumo

Este artigo é parte de um Trabalho Final de Curso (TFC) da Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental do Campus-IV, da UFPB. O TFC constituiu-se em um projeto de intervenção para uma turma do 5º Ano de uma Escola Municipal de Rio Tinto/PB. Anteriormente a elaboração do projeto de intervenção, aplicamos uma avaliação diagnóstica, com a intenção de identificarmos as dificuldades educacionais em Matemática dos alunos. Os resultados apresentados nesta avaliação diagnóstica serão objeto de análise e reflexão neste texto. Como instrumento de diagnóstico aplicamos duas situações-problema. Percebemos a dificuldade dos alunos em interpretar os enunciados das situações-problema, consequentemente em solucioná-las, como também em expressar através da escrita, seus processos de pensamento para resolver as situações-problema propostas. Acreditamos que por meio da escrita, os alunos têm condições de refletirem sobre os conceitos matemáticos estudados e os procedimentos adotados para a resolução das atividades Matemáticas trabalhadas. 

Biografia do Autor

  • Francisca Terezinha Oliveira Alves, Universidade Federal da Paraíba
    Professora Adjunta do Departamento de Educação do Centro de Ciências Aplicadas e Educação com atuação na área de Organização do Trabalho Pedagógico e Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia. Professora integrante do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino do CCHLA/UFPB.
  • Sheila Valéria Pereira da Silva, Universidade Estadual da Paraíba
    Graduada em Pedagogia e especialista em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, Brasil.

Downloads

Publicado

23-04-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2015). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 2(1), 13. https://doi.org/10.20438/ecs.v2i1.33

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.