LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v2i1.33Palavras-chave:
Matemática, Leitura e EscritaResumo
Este artigo é parte de um Trabalho Final de Curso (TFC) da Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental do Campus-IV, da UFPB. O TFC constituiu-se em um projeto de intervenção para uma turma do 5º Ano de uma Escola Municipal de Rio Tinto/PB. Anteriormente a elaboração do projeto de intervenção, aplicamos uma avaliação diagnóstica, com a intenção de identificarmos as dificuldades educacionais em Matemática dos alunos. Os resultados apresentados nesta avaliação diagnóstica serão objeto de análise e reflexão neste texto. Como instrumento de diagnóstico aplicamos duas situações-problema. Percebemos a dificuldade dos alunos em interpretar os enunciados das situações-problema, consequentemente em solucioná-las, como também em expressar através da escrita, seus processos de pensamento para resolver as situações-problema propostas. Acreditamos que por meio da escrita, os alunos têm condições de refletirem sobre os conceitos matemáticos estudados e os procedimentos adotados para a resolução das atividades Matemáticas trabalhadas.
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