LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Francisca Terezinha Oliveira Alves, Sheila Valéria Pereira da Silva

Resumo


Este artigo é parte de um Trabalho Final de Curso (TFC) da Especialização em Matemática para o Ensino Fundamental do Campus-IV, da UFPB. O TFC constituiu-se em um projeto de intervenção para uma turma do 5º Ano de uma Escola Municipal de Rio Tinto/PB. Anteriormente a elaboração do projeto de intervenção, aplicamos uma avaliação diagnóstica, com a intenção de identificarmos as dificuldades educacionais em Matemática dos alunos. Os resultados apresentados nesta avaliação diagnóstica serão objeto de análise e reflexão neste texto. Como instrumento de diagnóstico aplicamos duas situações-problema. Percebemos a dificuldade dos alunos em interpretar os enunciados das situações-problema, consequentemente em solucioná-las, como também em expressar através da escrita, seus processos de pensamento para resolver as situações-problema propostas. Acreditamos que por meio da escrita, os alunos têm condições de refletirem sobre os conceitos matemáticos estudados e os procedimentos adotados para a resolução das atividades Matemáticas trabalhadas. 


Palavras-chave


Matemática, Leitura e Escrita

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v2i1.33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.