O JOGO SALTO DA RÃ COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO QUADRÁTICA

Autores

  • Célia Maria Rufino Franco UFCG
  • Edna Cordeiro Souza UFCG
  • Leonardo Lira Brito Universidade Federal de Campina Grande
  • Igor Raphael Silva Melo UFCG

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v6i1.176

Palavras-chave:

Jogos matemáticos, Caracterização da função quadrática, Recursos didáticos.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o uso do jogo salto da rã como instrumento auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O trabalho foi fundamentado em pesquisas reportadas na literatura sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade qualitativa, onde foi realizado trabalho de campo na forma de minicurso durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande. Verificou-se que o uso de jogos em sala de aula, quando bem conduzido, é uma ferramenta motivacional no estudo da matemática. Foi possível realizar conexão entre as funções quadráticas e progressões aritméticas. A experiência permitiu abordar o Teorema de Caracterização das Funções Quadráticas de forma divertida e atrativa para os alunos

Downloads

Publicado

05-09-2019

Como Citar

O JOGO SALTO DA RÃ COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO QUADRÁTICA. (2019). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 6(1), 12. https://doi.org/10.20438/ecs.v6i1.176

Artigos Semelhantes

11-20 de 216

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.