JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ENZIMAS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.357Palavras-chave:
bioquímica, didática, aprendizagemResumo
A bioquímica é complexa, extensa e de caráter interdisciplinar. O ensino tradicional gera uma disciplina decorativa e desinteressante. O jogo lúdico caracteriza-se como ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento e desenvolvimento cognitivo e social. O objetivo foi elaborar e avaliar um jogo lúdico sobre enzimas visando uma aprendizagem colaborativa e divertida. A atividade tem como público alvo discentes de nível superior. O jogo de tabuleiro é composto por materiais simples, de baixo custo e fácil acesso. Questionário constituído por cinco questões objetivas foi utilizado para avaliar o jogo. Observou-se entusiasmo, motivação e troca de conhecimentos entre discentes durante o jogo. Após análise dos questionários, observou-se que os discentes aprovaram o jogo como ferramenta complementar no estudo da estrutura química, organização tridimensional e função de enzimas, através de uma aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.