A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CES/UFCG) NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE AQUICULTURA

Autores

  • Rafael de Morais Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Stephanie Isabel Costa de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Ardilles Riquelme Machado Vieira Universidade Federal de Campina Grande
  • João Pedro da Silva Júnior Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Taynara Gomes Cândido Universidade Federal de Campina Grande
  • Marisa de Oliveira Apolinário Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.612

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Formação Acadêmica

Resumo

A monitoria acadêmica é uma atividade formativa comum nas universidades brasileiras, na qual estudantes mais experientes auxiliam seus colegas no processo de aprendizagem nos componentes curriculares. Nesse papel, o monitor atua colaborando com o professor, auxiliando os alunos, esclarecendo dúvidas e promovendo uma maior compreensão dos conteúdos abordados na disciplina. A prática da monitoria também estabelece uma cooperação mútua e um vínculo entre o discente monitor e o docente orientador que promove a vivência das atividades didáticas. Neste sentido, neste trabalho buscou-se evidenciar a importância da monitoria utilizando-se metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos de Aquicultura. As atividades desenvolvidas potencializaram o aprendizado dos alunos durante a disciplina ao abordar os assuntos de forma dinâmica no período 2023.2, proporcionando o protagonismo estudantil, no tocante à elaboração de uma atividade interativa sobre Marketing na Comercialização de Pescado. Diante dos resultados obtidos, ficou evidenciado a importância e relevância da monitoria no desenvolvimento dos discentes e sua importância na formação docente.

Biografia do Autor

  • Rafael de Morais Silva, Universidade Federal de Campina Grande
    Unidade Acadêmica de Biologia e Química- UABQ
  • Stephanie Isabel Costa de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande
    Unidade Acadêmica de Biologia e Química-UABQ
  • Ardilles Riquelme Machado Vieira, Universidade Federal de Campina Grande
    Unidade Acadêmica de Biologia e Química-UABQ
  • João Pedro da Silva Júnior, Universidade Federal de Campina Grande
    Unidade Acadêmica de Biologia e Química- UABQ
  • Maria Taynara Gomes Cândido, Universidade Federal de Campina Grande
    Unidade Acadêmica de Biologia e Química-UABQ
  • Marisa de Oliveira Apolinário, Universidade Federal de Campina Grande
    Unidade Acadêmica de Biologia e Química- UABQ

Downloads

Publicado

11-01-2025

Como Citar

SILVA, Rafael de Morais; DE AZEVEDO, Stephanie Isabel Costa; VIEIRA, Ardilles Riquelme Machado; JÚNIOR, João Pedro da Silva; CÂNDIDO, Maria Taynara Gomes; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CES/UFCG) NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE AQUICULTURA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 11, n. 2, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v11i2.612. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/612. Acesso em: 9 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 143

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)