A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CES/UFCG) NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE AQUICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.612Palavras-chave:
Tecnologia, Educação, Formação AcadêmicaResumo
A monitoria acadêmica é uma atividade formativa comum nas universidades brasileiras, na qual estudantes mais experientes auxiliam seus colegas no processo de aprendizagem nos componentes curriculares. Nesse papel, o monitor atua colaborando com o professor, auxiliando os alunos, esclarecendo dúvidas e promovendo uma maior compreensão dos conteúdos abordados na disciplina. A prática da monitoria também estabelece uma cooperação mútua e um vínculo entre o discente monitor e o docente orientador que promove a vivência das atividades didáticas. Neste sentido, neste trabalho buscou-se evidenciar a importância da monitoria utilizando-se metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos de Aquicultura. As atividades desenvolvidas potencializaram o aprendizado dos alunos durante a disciplina ao abordar os assuntos de forma dinâmica no período 2023.2, proporcionando o protagonismo estudantil, no tocante à elaboração de uma atividade interativa sobre Marketing na Comercialização de Pescado. Diante dos resultados obtidos, ficou evidenciado a importância e relevância da monitoria no desenvolvimento dos discentes e sua importância na formação docente.
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