CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E DOCENTE DO MONITOR LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Ednalva Alves Vital dos Santos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.299

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Formação de professores, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar os relatos de experiências vividas no programa de monitoria nas disciplinas de Morfologia e Anatomia Vegetal e Sistemática de Fanerógamas, no curso de Ciências Biológicas. Durante os períodos de exercício da monitoria foram realizadas as atividades de acompanhamento e orientação dos alunos regulares das disciplinas, bem como de esclarecimento de dúvidas e revisões de conteúdos teóricos ministrados em aula. A monitoria foi um diferencial para o crescimento e desenvolvimento da monitora dentro da academia, bem como estimuladora para atuação docente, pois as atividades realizadas e as experiências vividas juntos aos alunos e o professor orientador trouxeram subsídios que contribuíram no aperfeiçoamento da formação acadêmica e formação inicial docente.

Biografia do Autor

  • Ednalva Alves Vital dos Santos, UFPB
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG/ CES, Campus Cuité (2016). Especialista em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus Picuí (2019).  Mestre em Biodiversidade pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB, Campus II Areia (2020).  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE

Downloads

Publicado

30-07-2021