ESFOLIANTE FACIAL À BASE DE ARGILA E AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA POR MÉTODOS HISTOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v2i2.57Palavras-chave:
esfoliante facial, argila, histologia, quantificação protéica.Resumo
O objetivo do presente estudo foi formular um esfoliante na forma cosmética sabonete líquido à base de diferentes tipos de argila (branca, verde e vermelha) e avaliar a eficácia pelos métodos da leitura histológica por microscopia óptica e pela quantificação de proteínas totais, utilizando pele da orelha de porco. Foi utilizada a argila da faixa de 100 mesh, sem partículas grosseiras, granulometria homogênea, aspecto amorfo, densidade próximo à 1 g/mL com baixo teor de água e impurezas para obter o esfoliante facial. Os resultados histológicos mostraram que o esfoliante de argila branca e a formulação base não apresentaram ação esfoliativa no estrato córneo; enquanto que os esfoliantes de argila verde e vermelha apresentaram esfoliação semelhante à formulação padrão. Quanto à análise de proteínas totais, o esfoliante padrão promoveu 72% de perda de proteínas, o de argila verde 63,7% e o de argila vermelha 67%. O esfoliante de argila branca e a formulação base promoveram perda de 37,4%, atribuídas à limpeza da região. Tais resultados elegeram os esfoliantes de argila verde e vermelha como similares ao esfoliante padrão adotado, podendo ser utilizados para a finalidade proposta em substituição a outros produtos comerciais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.