AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SABUGUEIRO (Sambucus SPP) PARA PREPARAÇÃO DE CHÁ TERAPÊUTICO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v10i1.494Palavras-chave:
sabugueiro, controle de qualidade, plantas medicinaisResumo
O chá das flores de sabugueiro pode ser utilizado como recurso terapêutico no tratamento primário de sintomas de gripes e resfriados. Dados da literatura confirmam a presença de constituintes ativos responsáveis por tais ações terapêuticas. Faz-se necessária a avaliação dos parâmetros de qualidade para assegurar a confiabilidade, bem como promover a manutenção da segurança e eficácia do produto no intuito valorizar o conhecimento tradicional e evitar riscos desnecessários à população. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade das flores de sabugueiro vendidas no mercado local. A metodologia aplicada no trabalho baseou-se nos ensaios de controle de qualidade físico-químico e microbiológico da Farmacopeia Brasileira. As amostras se mostraram fora dos limites aceitáveis para presença de material estranho, umidade e cinzas totais, revelando diversas falhas durante o processamento das flores e possível contaminação por micro-organismos. Apenas uma amostra foi aprovada em todos os testes físico-químicos e, após realização de testes de controle microbiológico, todas as amostras estavam contaminadas por patógenos. Isso demonstra a existência de desvios de qualidade no produto comercializado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.