PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i2.425Palavras-chave:
Lesão por pressão, Unidade de Pronto Atendimento, Segurança do paciente, Cuidados de enfermagemResumo
Relatar os desafios e estratégias vivenciados pela equipe de enfermagem para prevenir lesões por pressão em unidade de pronto atendimento. Estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido em julho de 2019 por discentes do curso de especialização em enfermagem em urgência e emergência durante as atividades práticas curriculares em uma unidade de pronto atendimento no Nordeste do Brasil. Utilizou-se como fonte de dados o diário de campo com o registro das vivências. As principais dificuldades vivenciadas para prevenir lesões foram: tempo prolongado sem mudança de decúbito, senilidade, restrição ao leito, déficit de conhecimento da equipe de enfermagem e ausência de atividades educativas. As estratégias de prevenção incluem a mudança de decúbito a cada duas horas, a criação e implementação de protocolos baseados em manuais e diretrizes atualizados, a realização de notificação dos eventos adversos para direcionar medidas de controle e tratamentos e a educação permanente do profissional de enfermagem, garantindo uma assistência com qualidade e resolutiva ao usuário. A atuação da equipe de enfermagem junto aos usuários e familiares em unidades de pronto atendimento é fundamental para a prevenção de lesão por pressão, redução do tempo de cicatrização e diminuição de recidivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.