PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO E DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.448

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Capacitação em Serviço, Exercício de Simulação, Treinamento por Simulação, Atendimento Primário

Resumo

Os primeiros socorros são cuidados iniciais destinada a proteger a vida. Evidencia-se desempenho insuficiente de professores para agir em situações de emergência, destacando a necessidade de treinamentos. Objetivou-se descrever os primeiros socorros nas escolas com enfoque no conhecimento e capacitação de professores. Revisão integrativa da literatura, a partir dos descritores Capacitação, Intervenção, Treinamento, Primeiros Socorros e Escola, combinados por meio operadores booleanos AND e OR nas bases de dados SciELO, BDENF, MEDLINE, CINAHL, Scopus e Web of Science. Foram incluídos estudos publicados entre 2016 e 2022 nos idiomas inglês e português, com amostra final de 15 artigos. Identifica-se intervenções e práticas como: atividades educativas e simulação realística para manejo inicial de complicações de saúde e promoção de autoconfiança; prática interativa baseada em palestras; treinamento em vídeos; jogos; discussões interativas; resoluções de casos e problemas em possíveis cenários; e treinamento on-line. Espera-se que os resultados elencados possam ser utilizados de forma a elucidar a necessidade de atualização e busca por capacitação de professores de todos os níveis de ensino, sobre primeiros socorros.

Downloads

Publicado

09-08-2022

Como Citar

PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO E DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES. (2022). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 9(1). https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.448

Artigos Semelhantes

1-10 de 231

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)