PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO E DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

Caio Bismarck Silva de Oliveira, Deivid Junior Santos do Nascimento, Gerlane Eduarda Ribeiro Gomes, Maria Isabel da Silva Lima, Adriana Montenegro de Albuquerque

Resumo


Os primeiros socorros são cuidados iniciais destinada a proteger a vida. Evidencia-se desempenho insuficiente de professores para agir em situações de emergência, destacando a necessidade de treinamentos. Objetivou-se descrever os primeiros socorros nas escolas com enfoque no conhecimento e capacitação de professores. Revisão integrativa da literatura, a partir dos descritores Capacitação, Intervenção, Treinamento, Primeiros Socorros e Escola, combinados por meio operadores booleanos AND e OR nas bases de dados SciELO, BDENF, MEDLINE, CINAHL, Scopus e Web of Science. Foram incluídos estudos publicados entre 2016 e 2022 nos idiomas inglês e português, com amostra final de 15 artigos. Identifica-se intervenções e práticas como: atividades educativas e simulação realística para manejo inicial de complicações de saúde e promoção de autoconfiança; prática interativa baseada em palestras; treinamento em vídeos; jogos; discussões interativas; resoluções de casos e problemas em possíveis cenários; e treinamento on-line. Espera-se que os resultados elencados possam ser utilizados de forma a elucidar a necessidade de atualização e busca por capacitação de professores de todos os níveis de ensino, sobre primeiros socorros.


Palavras-chave


Primeiros Socorros; Capacitação em Serviço; Exercício de Simulação; Treinamento por Simulação; Atendimento Primário

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v9i1.448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.