PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO E DA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.448Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Capacitação em Serviço, Exercício de Simulação, Treinamento por Simulação, Atendimento PrimárioResumo
Os primeiros socorros são cuidados iniciais destinada a proteger a vida. Evidencia-se desempenho insuficiente de professores para agir em situações de emergência, destacando a necessidade de treinamentos. Objetivou-se descrever os primeiros socorros nas escolas com enfoque no conhecimento e capacitação de professores. Revisão integrativa da literatura, a partir dos descritores Capacitação, Intervenção, Treinamento, Primeiros Socorros e Escola, combinados por meio operadores booleanos AND e OR nas bases de dados SciELO, BDENF, MEDLINE, CINAHL, Scopus e Web of Science. Foram incluídos estudos publicados entre 2016 e 2022 nos idiomas inglês e português, com amostra final de 15 artigos. Identifica-se intervenções e práticas como: atividades educativas e simulação realística para manejo inicial de complicações de saúde e promoção de autoconfiança; prática interativa baseada em palestras; treinamento em vídeos; jogos; discussões interativas; resoluções de casos e problemas em possíveis cenários; e treinamento on-line. Espera-se que os resultados elencados possam ser utilizados de forma a elucidar a necessidade de atualização e busca por capacitação de professores de todos os níveis de ensino, sobre primeiros socorros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.