PRIMEIROS SOCORROS NA DEPOSIÇÃO DE CORPOS ESTRANHOS NOS OLHOS, OUVIDO, NARIZ E GARGANTA.
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v3i1.66Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Primeiro Auxilio, Corpos EstranhosResumo
A penetração de corpos estranhos no corpo humano é um tipo de acidente muito comum e pode ocorrer nas circunstâncias mais inesperadas. Vários tipos de objetos estranhos ao nosso corpo podem penetrar, acidentalmente, nos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Realizar uma busca na literatura a fim de identificar e apresentar os cuidados iniciais a vítima de urgências por inserção de corpos estranhos nos olhos, ouvido, nariz e garganta. A coleta de dados nas bases de dados virtuais ocorreu nos meses de março a abril de 2016. Os descritores foram devidamente consultados nos Descritores em Ciência e Saúde (DeCS) e utilizados os termos: Primeiros Socorros e Corpos estranhos. Como critérios de inclusão se validaram publicações no período de 2000 a 2015, nos idiomas: Inglês e Português. A pesquisa totalizou uma amostra final de 5 artigos, evidenciando que a temática não tem muitas publicações e a grande maioria são publicações inglesas, mostrando um déficit de publicações nacionais acerca do tema principal. Dessa forma se atualizar, constantemente, em relação aos primeiros socorros se faz necessário, principalmente, aquelas pessoas que trabalham ou convivem com crianças, tendo em vista que é o público mais acometido pela inserção de corpos estranhos em cavidades, necessitando assim de professores, cuidadores e até mesmo pais capacitados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.