CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v12i1.674

Palavras-chave:

Lesão por pressão, Estudantes, Conhecimento, Enfermagem.

Resumo

Objetiva-se apresentar o conhecimento dos estudantes do curso de bacharelado em Enfermagem sobre lesão por pressão. Pesquisa de campo, descritiva, de abordagem quantitativa, com aplicação de instrumento validado no Brasil. Obteve-se 124 participantes, a maioria do sexo feminino (86,0%), entre 18 a 39 anos, solteiros, procedentes da Paraíba, sem atividade remunerada, renda familiar de 1 a 2 salários mínimos. Identifica-se conhecimento satisfatório entre os participantes com percentuais de acertos nas dimensões avaliação (82,3%) e 79,8 a 88,7% no estadiamento e prevenção (96,0%) da lesão por pressão. Evidencia-se que a qualidade da assistência prestada impacta diretamente na incidência de lesão o que torna-se necessária o aprimoramento no que tange à prevenção de lesão por pressão. Ademais, o conhecimento é a peça-chave para a mudança de comportamento. Espera-se que esses resultados possam contribuir no aprimoramento da formação de discentes de enfermagem e profissionais da categoria, no qual favoreça o conhecimento ativo dos futuros enfermeiros.

Biografia do Autor

  • Carolina Silva Pereira Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande
    Enfermeira
  • Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doctor em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Valdicleia da Silva Ferreira Torres, Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE)
    Enfermeira com especialização em Unidade de Terapia Intensiva. Mestre em Enfermagem (UFPB). Docente das Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE) e da Residência Multiprofissional da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE).
  • Isolda Maria Barros Torquato, Universidade Federal da Paraíba
    Fisioterapeuta e Enfermaeira. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Enfermagem pela UFPB.
  • Bernadete de Lourdes André Gouveia, Universidade Federal de Campina Grande
    Enfermeira. Docente da Universidade Federal de Campina Grande. doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande.
  • Adriana Montenegro de Albuquerque, Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde, Brasil
    Enfermeira. doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Enfermagem pela UFPB. Especialista em Terapia Intensiva. Licenciatura em Enfermagem pela UFPB. Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenadora dos Laboratórios de Enfermagem. Lider do Grupo de Estudo em pesquisa em cuidados críticos.

Downloads

Publicado

29-07-2025

Como Citar

FERNANDES, Carolina Silva Pereira; MENDONÇA, Ana Elza Oliveira de; TORRES, Valdicleia da Silva Ferreira; TORQUATO, Isolda Maria Barros; GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André; ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de. CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v12i1.674. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/674. Acesso em: 30 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 188

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>