VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO PARA CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v6i2.237Palavras-chave:
Vigilância, Fatores de risco, Desenvolvimento infantil, Crianças.Resumo
O desenvolvimento infantil é resultado da interação entre os fenômenos biológicos e ambientais. Realizar a vigilância do desenvolvimento é essencial para que haja a identificação de fatores de risco. Objetivo: analisar os fatores de risco para o desenvolvimento infantil em crianças menores de dois anos. Participaram 50 mães de crianças menores de 24 meses, usuárias de Centros de Referência em Educação Infantil de Cuité. Foi utilizado um formulário estruturado, contendo 42 questões sobre os fatores de riscos para o desenvolvimento infantil. A análise dos dados ocorreu por estatística descritiva. O trabalho foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a maioria das mães apresenta idade entre 19-29 anos (56,0%), solteira (52,0%), 15 ou mais anos de estudo (28,0%), renda familiar menor que um salário mínimo (64,0%). Cerca de 18% referiram depressão no pós parto e 42% revelaram insatisfação com a relação conjugal. A maioria das crianças possui idades entre 1 a 2 anos (84,0%), sendo do sexo feminino (52,0%). Cerca de 16,0% foram prematuras e apresentaram icterícia. Conclusão: constatou-se a presença de fatores de risco importantes, sendo fundamental a realização de intervenções futuras pautadas na promoção do desenvolvimento infantil a fim de prevenir possíveis alterações na criança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.