ANÁLISE DA SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA ASSOCIADA AO ZIKA VÍRUS
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v7i1.252Palavras-chave:
Cuidadores, Pai, Qualidade de vidaResumo
A criança com microcefalia necessita de atenção especial devido as limitações funcionais. Comumente a mãe, passa a ser cuidadora principal, dedicando-se integralmente ao filho, o que contribui para sobrecarga física e emocional oriundos do cuidar. Objetivou-se analisar a sobrecarga e qualidade de vida de cuidadores de crianças com microcefalia associada ao Zika Vírus. Pesquisa transversal com 30 pais de crianças com microcefalia usuárias de um centro de referência em reabilitação na Paraíba. Utilizou-se o WHOQOL-bref e a Escala de Burden Interciew de Zarit, para análise da qualidade de vida e a sobrecarga dos cuidadores, respectivamente. A estatística descritiva e análise de variância, (p≤0,05) foram utilizadas na análise dos dados. Houve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer 2.727.839. Participaram 30 mães com média de idade entre 28,63 anos, a maioria solteira (74,0%), sem atividades laborais remuneradas e renda familiar de até um salário mínimo (76,6%). A qualidade de vida da amostra mostrou-se com menor índice de satisfação para domínios físico (59,76%) e meio ambiente (47,81%). Observou-se que 77,0% evidenciou sobrecarga moderada. Conclui-se que cuidadoras de crianças com microcefalia apresentam sobrecarga e qualidade de vida comprometida, tornando necessária uma atenção a esse público pelos serviços de saúde.
Descritores: Cuidadores; Pais; Qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.