CONSTRUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i1.372Palavras-chave:
Educação em Saúde. Primeiros Socorros. Saúde da Criança.Resumo
Objetivo: relatar a experiência da produção e divulgação de tecnologia, em forma de cartilha educativa, a fim de informar e orientar pais e cuidadores de crianças acerca dos primeiros socorros em situações de emergência pré-hospitalar. Método: trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a construção de uma cartilha, tendo como público-alvo pais, cuidadores e crianças assistidas na clínica escola infantil de fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba. A elaboração foi realizada por estudante concluinte de fisioterapia, entre os meses de junho e outubro de 2020 e envolveu as seguintes etapas: (1) levantamento bibliográfico a partir da revisão da literatura; (2) elaboração do conteúdo; (3) criação das ilustrações por design gráfico; e (4) diagramação da cartilha. Resultados: a construção da cartilha possibilitou a integração entre as pesquisadoras e o público alvo. O produto foi amplamente divulgado e houve retorno positivo das orientações passadas de forma clara, objetiva e acessível. Os leitores relataram melhora do conhecimento sobre o tema de primeiros socorros para crianças. Conclusão: a experiência oportunizou a disseminação de informações seguras, com fontes confiáveis e embasamento científico, além da integração das pesquisadoras à comunidade. Ampliou o vínculo extramuros da universidade, fator imprescindível para atuação junto à população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.