ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v6i1.171

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem em Emergência

Resumo

Considerando que a competência e a habilidade do profissional de enfermagem ao paciente em parada cardiorrespiratória determinará a sobrevida e/ou a qualidade de vida do indivíduo, assim como a sua possibilidade de ocorrência em todos os setores de saúde, propõe-se como objetivo dessa revisão integrativa analisar o cenário da assistência de enfermagem em reanimação cardiopulmonar no Brasil a partir das perspectivas atuais das publicações científicas. Realizou-se o cruzamento dos descritores “Reanimação Cardiopulmonar, “Cuidados de Enfermagem” e “Enfermagem em Emergência”, a partir do operador booleano AND nas bases de dados BDEnf, LILACS e SciELO. Após filtração da amostra inicial de 23 artigos por meio de critérios de inclusão e exclusão, o corpus de análise da pesquisa foi composto por 6 artigos. A discussão em análise temática dos artigos resultou na construção de duas categorias: Condicionantes da qualidade da Reanimação Cardiopulmonar e Intervenções que antecedem, perpassam e transcedem a Reanimação Cardiopulmonar. Conclui-se que apesar da relevância do profissional de enfermagem na efetividade da Reanimação Cardiopulmonar, desde o aprimoramento pessoal e da equipe aos cuidados propriamente ditos, a enfermagem ainda mantém uma atuação limitada na área de urgência e emergência.

Biografia do Autor

  • Giovanna Gabrielly Custódio Macêdo, Universidade Federal de Campina Grande
    Bacharelanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde.

Downloads

Publicado

05-09-2019

Como Citar

MACÊDO, Giovanna Gabrielly Custódio; MACEDO, Jéssyka Samara de Oliveira; CARDINS, Karla Karolline Barreto. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 6, n. 1, p. 12, 2019. DOI: 10.20438/ecs.v6i1.171. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/171. Acesso em: 15 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 230

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)