AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO DA ESPÉCIE VEGETAL BRAÚNA-DO-SERTÃO (Schinopsis brasiliensis)
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.608Palavras-chave:
resistência bacteriana aos antibióticos, agentes antimicrobianos, plantas medicinais, braúna-do-sertão, Schinopsis brasiliensis. FResumo
As plantas medicinais são espécies vegetais que apresentam em sua composição substâncias biologicamente ativas, nas quais conferem as suas propriedades terapêuticas. Nessa perspectiva, o presente estudo apresenta como objetivo avaliar o potencial antibacteriano da espécie vegetal braúna-do-sertão (Schinopsis brasiliensis). Os aspectos metodológicos desta pesquisa remetem a um estudo de revisão integrativa da literatura, com caráter descritivo e abordagem qualitativa, realizada nos meses de julho a dezembro de 2023, utilizando como bases de dados a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), o Publisher Medline (PUBMED) e o Web of Science. Para a busca dos artigos nas plataformas de pesquisa foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Bacterial resistance to antibiotics” and “Antimicrobial agents” and “Medicinal plants” and “Braúna-do-Sertão” and “Schinopsis brasiliensis”. Os estudos demonstraram uma relação significativamente positiva entre o uso terapêutico da braúna-do-sertão em indivíduos com infecção bacteriana, principalmente no que se refere as suas folhas, cascas e tronco. Sendo uma repercussão importante, tendo em vista a necessidade de se encontrar produtos naturais com potencial antibacteriano, em virtude do elevado índice de resistência bacteriana aos antibióticos já existentes. Desse modo, a fitoterapia se mostra como uma alternativa eficaz para o tratamento de infecções bacterianas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.