PLANTAS MEDICINAIS E A OFERTA DE CURSO PARA A COMUNIDADE E PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELO NEPHF
DOI:
https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.622Palavras-chave:
treinamento, educação em saúde, fitoterapiaResumo
As plantas medicinais são conhecidas por um papel importante na cura e no tratamento de doenças. Em algumas comunidades, essas plantas são a única forma de tratamento de determinadas enfermidades. Estima-se que aproximadamente 80% da população mundial já tenha feito uso de algum vegetal, para fins medicinais. Sendo assim, é imprescindível que haja cursos que ofertem à população o conhecimento sobre o uso correto das plantas. O Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF) tem executado projetos no sentido de divulgar a fitoterapia racional. Objetiva-se demonstrar as experiências vivenciadas em um curso sobre plantas medicinais. Relato de experiência desenvolvido por alunos e professores. O curso foi ofertado pelo NEPHF/UFPB como uma ação de extensão realizada anualmente, entre julho a setembro de 2023. Relata-se o planejamento, a concepção, o desenvolvimento e os resultados do curso. Dessa forma, a universidade cumpre seu papel como educadora e provedora de conhecimentos em saúde, capacitando profissionais de saúde e pessoas da comunidade interessados em plantas, deixando-os mais preparados para o uso racional da fitoterapia e contribuindo com a consolidação dessa prática junto à sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.