ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DA PRIMEIRA TURMA DE UMA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Rose Ferraz Carmo Escola de Saúde Pública de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-9703-8547
  • João André Tavares Álvares da Silva Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
  • Roberta Moriya Vaz Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
  • Fabiana Gonçalves Santos Costa Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35572/ecs.v12i2.709

Palavras-chave:

vigilância em saúde, educação profissional em saúde pública, educação permanente, educação continuada

Resumo

Apresentamos a experiência de concepção, elaboração e oferta da primeira turma do Curso de Especialização lato sensu em Vigilância em Saúde de uma Escola de Saúde Pública. A Educação Permanente em Saúde norteou todas as etapas dessa experiência: elaboração da matriz curricular em conjunto com profissionais atuantes na Vigilância em Saúde municipal, regional e estadual; disciplinas mediadas por abordagens problematizadoras e trabalhos de conclusão de curso voltados para compreensão, descrição e propostas de intervenção nos territórios de trabalho dos/as alunos/as. Vinte oito profissionais atuantes na Vigilância em Saúde de 21 municípios diferentes concluíram o curso. Acreditamos que foi possível superar o conceito marxiano de qualificação profissional, considerando o cenário epidemiológico e a estrutura dos serviços de saúde foi um desafio, mas os caminhos pedagógicos apresentados nessa experiência demonstram que é possível fazer o movimento em direção a uma educação profissional emancipadora.

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Publicado

05-11-2025

Como Citar

CARMO, Rose Ferraz; ANDRÉ TAVARES ÁLVARES DA SILVA, João; MORIYA VAZ, Roberta; GONÇALVES SANTOS COSTA, Fabiana. ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DA PRIMEIRA TURMA DE UMA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.35572/ecs.v12i2.709. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/709. Acesso em: 6 nov. 2025.

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