REPERCUSSÕES DOS GLICOCORTICOIDES NO TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i1.414Palavras-chave:
Doença autoimune, Terapêutica, Corticosteroides.Resumo
A artrite reumatoide é uma doença autoimune caracterizada por inflamação sistêmica. O tratamento pode ser realizado com glicocorticoides, que reduzem eficientemente os sintomas. Porém, seus excelentes efeitos terapêuticos são, frequentemente, acompanhados por graves e, algumas vezes, irreversíveis efeitos indesejáveis. Esse trabalho objetivou realizar uma revisão sobre o uso dos glicocorticoides na artrite reumatoide e seus efeitos indesejáveis. A revisão de literatura do tipo integrativa foi realizada nas bases de dados: Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo, Biblioteca Virtual da Saúde, periódico CAPES, a partir de documentos publicados entre 2009 a 2019. Foram utilizados os seguintes descritores e suas combinações, escritos em português, inglês e espanhol: glicocorticoide, artrite reumatoide, hormônio do córtex suprarrenal, doenças autoimunes, inflamação, esteroides. Vários estudos relatam que os glicocorticoides utilizados na artrite reumatoide, em altas doses e por período prolongado, causam efeitos indesejáveis como osteoporose, alterações cardiovasculares, distúrbios do metabolismo e susceptibilidade à infecção. O uso adequado em baixas doses e tempo apropriado, melhora os sintomas, diminuindo os efeitos indesejáveis. Por tanto, como forma de contribuir para a saúde pública, o farmacêutico deve orientar quanto ao uso correto e racional desses fármacos, que se mostram bastante atrativos devido ao ótimo potencial anti-inflamatório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.