USO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v5i1.148Palavras-chave:
Benzodiazepínicos, Ansiolíticos, Idosos.Resumo
Os idosos foram a classe populacional que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos. Devido a este fato, ocorreu alta prevalência de doenças mentais, aumentando o consumo de psicotrópicos, dentre eles, os benzodiazepínicos. Estes fármacos são os mais prescritos e utilizados no mundo, com a finalidade de combater insônia e ansiedade. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma revisão integrativa de literatura sobre o uso de benzodiazepínicos em idosos, analisando seus efeitos terapêuticos e indesejáveis, devido ao uso prolongado. Para tanto, foram utilizados artigos obtidos nos bancos de dados eletrônicos Scielo, Biblioteca Virtual da Saúde, Scholar Google, periódicos CAPES e Medline/PubMed, sendo utilizados como descritores: “benzodiazepínicos”, “ansiolíticos”, “idosos”, “ansiedade”, “terceira idade”, além de suas combinações e respectivos termos em inglês para pesquisa de artigos internacionais, priorizando publicações dos últimos dez anos. Estudos afirmam que mulheres idosas são as que mais consomem benzodiazepínicos e, o uso prolongado, ultrapassando períodos de 4 a 6 semanas, desencadeiam tolerância e dependência. É importante o profissional farmacêutico na orientação do uso racional dos benzodiazepínicos para tentar minimizar os riscos causados pelo uso indiscriminado e abusivo desses medicamentos em idosos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.