FATORES RELACIONADOS A POLIFARMÁCIA E ADESÃO MEDICAMENTOSA EM IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v9i2.468Palavras-chave:
polimedicação, adesão à medicação, idoso.Resumo
As doenças crônicas não transmissíveis e os declínios fisiológicos próprios da senescência tornam os idosos a população que mais consome fármacos. A necessidade de tomar cinco ou mais medicamentos caracteriza a polifarmácia. Essa condição pode influenciar na não adesão ao tratamento prescrito. Objetivou-se caracterizar com base na literatura nacional e internacional, os fatores relacionados ao uso da polifarmácia e adesão medicamentosa no idoso. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em outubro de 2020. Os artigos foram extraídos da BVS, portal CAPES e MEDLINE, por meio dos descritores “Polimedicação”, “Adesão à medicação” e “Idoso”. Após as buscas foram selecionados 26 artigos para compor a amostra. Para a discussão, as informações foram organizadas em duas categorias: A polifarmácia no cuidado à saúde do idosos e Fatores relacionados a adesão medicamento em idosos. O esquecimento, dificuldade de manejo de medicamento, custo, preocupação com os efeitos colaterais, idade, conhecimento sobre os fármacos, formas farmacêuticas e declínio cognitivo são fatores relacionados à polifarmácia e a adesão medicamentosa. Conclui-se que o conhecimento desses fatores é importante para que soluções sejam traçadas na busca de alternativas para o consumo correto de medicamentos e prevenção de agravos à saúde do idoso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.