ESTUDO DA FARMACOTERAPIA DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v8i2.417Palavras-chave:
Interações de medicamentos, efeitos adversos, efeitos dos fármacosResumo
Os idosos geralmente fazem uso constante de medicamentos, devido ao maior acometimento por doenças crônico-degenerativas. Essa utilização deve ser monitorada, pois são fatores de risco às funções fisiológicas, devido ao número de fármacos empregados. Com o aumento da população idosa no Brasil, percebe-se uma ampliação significativa das instituições de longa permanência, assim, faz-se necessário avaliar a farmacoterapia dessa população. Dessa forma, objetivou-se investigar o perfil de utilização de fármacos pelos idosos residentes na instituição de longa permanência Casa do Idoso Vó Filomena no município de Cuité-PB. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, a partir dos prontuários dos idosos. Dentre os 23 prontuários avaliados, 69,6% eram de mulheres, e 21 idosos faziam uso de algum medicamento, em um total de 80 medicamentos diferentes. Foram identificados 33 medicamentos potencialmente inapropriados para idosos e 16 prontuários que apresentavam dois ou mais fármacos com (47,8%) alguma potencial interação medicamentosa. A maioria das interações apresentou-se como grave (55,0%), mecanismos farmacodinâmicos (45,0%) e boa documentação (47,5%). Percebeu-se uma prevalência de idosas, alta utilização de fármacos que atuam no sistema nervoso e cardiovascular, considerável quantidade de medicamentos inapropriados e interações potenciais graves, de mecanismo farmacodinâmico e documentação boa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.