PREVALÊNCIA E SEVERIDADE DE SINTOMAS EM MULHERES NO CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: UMA REVISÃO

Autores

  • Alice Alide Fernandes Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Sanny Rívia Rívia Farias Ferreira Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Maria Emília da Silva Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE http://orcid.org/0000-0002-8825-8377

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v11i2.613

Palavras-chave:

climatério, menopausa, sintomas gerais, qualidade de vida, terapia de reposição hormonal.

Resumo

O climatério é uma fase natural na vida das mulheres que inclui a menopausa, caracterizada pela cessação permanente das menstruações após um ano consecutivo sem menstruar, seguido por diversas alterações hormonais. Os diversos sintomas vivenciados durante este período podem surgir em vários níveis de intensidade e impactar diretamente a qualidade de vida dessas mulheres. Este trabalho objetivou identificar e avaliar a prevalência e severidade dos principais sintomas ao longo das diversas fases do climatério/menopausa. Os dados foram extraídos de artigos presentes nas bases de dados Medline, Pubmed, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, sendo selecionados 19 artigos entre 2014 e 2024. Foi possível concluir que os sintomas mais característicos desse período são: alterações no ciclo e fluxo menstrual até a menopausa, fogachos, sudorese, calafrios, cefaleia, insônia, fadiga, dificuldade de concentração e memória, irritabilidade, ressecamento e atrofia vaginal, diminuição da libido, baixa autoestima, ganho de peso e humor depressivo. Esses sintomas surgem dos 40 até os 62 anos de idade. Observou-se alta severidade e prevalência de falta de ar, suores, calores e ansiedade. Dessa forma, se faz necessário a capacitação de profissionais de saúde para atender e orientar a mulher climatérica e menopausada, promovendo qualidade de vida durante esse período.

Biografia do Autor

  • Maria Emília da Silva Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

    Professora associada III. Lotada na Unidade Acadêmica de Saúde (UAS/CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CES) - Centro de Educação e Saúde (CES) - Campus de Cuité (PB). Membro do núcleo de pesquisa NEPFARMA (2019). Coordenadora do Comité de Ética da UFCG/ CES (2022 - 2026). Ex-Coordenadora do Curso de Farmácia da UFCG/CES (2016 - 2017); Ex-Coordenadora Administrativa da UAS/UFCG/CES (2018 - 2021) e Ex-Conselheira da Câmara Superior Administrativa-Financeira da UFCG (2019- 2021). Atua na área de Biotecnologia no curso de Farmácia no CES. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2010). Mestra em Ciências pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2006). Bacharela em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Tem experiência na área de ciências e tecnologia de alimentos, com ênfase em: bioquímica geral, bioquímica dos alimentos, bioquímica da nutrição, bromatologia geral, química de alimentos, microbiologia de alimentos, enzimologia, análises de alimentos e alimentos funcionais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade nutricional dos alimentos, enzimas do estresse oxidativo, antioxidantes em alimentos, ácidos graxos, colesterol, óxidos de colesterol, valor calórico dos alimentos, composição centesimal dos alimentos, lipídeos totais e biotecnologia em alimentos (Biocompostos). Trabalha com cromatografia gasosa (GC), cromatografia de alta eficiência (HPLC), especfotômetro e bomba calorimétrica. Atua também na área de epidemiologia e nutrição clínica estudando a população hipertensa, diabética e obesa através das correlações entre as doenças e a dieta. Estuda a prevalência da Síndrome do Comer Noturna, Ortorexia Nervosa, Síndrome de Burnout e Imagem Corporal na População Brasileira.

Downloads

Publicado

11-01-2025

Como Citar

FERNANDES SILVA, Alice Alide; FARIAS FERREIRA CUNHA, Sanny Rívia Rívia; DA SILVA MENEZES, Maria Emília. PREVALÊNCIA E SEVERIDADE DE SINTOMAS EM MULHERES NO CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: UMA REVISÃO. Educação, Ciência e Saúde (ISSN 2358-7504), Cuité, Paraíba, Brasil, v. 11, n. 2, 2025. DOI: 10.20438/ecs.v11i2.613. Disponível em: https://periodicos.ces.ufcg.edu.br/periodicos/index.php/99cienciaeducacaosaude25/article/view/613. Acesso em: 13 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 224

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)