USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ana Rebeca Rodrigues Linhares, Arícia Vitória Soares Monteiro, Ana Eloísa Cabral de Paulo, lane Dutra de Morais, Rebecka Laís Clementino dos Santos, Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueirêdo

Resumo


Este artigo objetiva relatar a experiência do uso de metodologias ativas no ensino da História da Enfermagem, destacando potencialidades e limitações para sua operacionalização, na visão do professor e de monitores. Trata-se de um relato de experiência de aulas desenvolvidas de março a novembro no ano de 2023, as quais foram descritas e discutidas conforme a literatura. Foram desenvolvidas as seguintes metodologias ativas: sala de aula invertida, dramatização, gramificação, exibição de filmes, visita virtual ao museu da Escola de Enfermagem Anna Nery, pesquisa de campo e um portfólio digital. Foi visível que o uso de metodologias ativas possibilitou melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados, como também, tornou as aulas mais atrativas e participativas, ficando notório, o aumento do vínculo docente-discente. Apesar das várias potencialidades destacadas, o uso de tais estratégias enfrenta limitações, como a maior quantidade de horas para preparo de aula por parte do docente e monitores, maior necessidade de criatividade, inovação, empenho e iniciativas e pequena carga  horária no plano de ensino da disciplina para a operacionalização.

Palavras-chave: Ensino, História da Enfermagem, Aprendizagem Ativa.


Palavras-chave


Ensino; História da Enfermagem; Aprendizagem Ativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v11i1.577

Apontamentos

  • Não há apontamentos.