USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Rebeca Rodrigues Linhares Universidade Federal de Campina Grande
  • Arícia Vitória Soares Monteiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Eloísa Cabral de Paulo Universidade Federal de Campina Grande
  • lane Dutra de Morais Universidade Federal de Campina Grande.
  • Rebecka Laís Clementino dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueirêdo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.577

Palavras-chave:

Ensino, História da Enfermagem, Aprendizagem Ativa.

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência do uso de metodologias ativas no ensino da História da Enfermagem, destacando potencialidades e limitações para sua operacionalização, na visão do professor e de monitores. Trata-se de um relato de experiência de aulas desenvolvidas de março a novembro no ano de 2023, as quais foram descritas e discutidas conforme a literatura. Foram desenvolvidas as seguintes metodologias ativas: sala de aula invertida, dramatização, gramificação, exibição de filmes, visita virtual ao museu da Escola de Enfermagem Anna Nery, pesquisa de campo e um portfólio digital. Foi visível que o uso de metodologias ativas possibilitou melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados, como também, tornou as aulas mais atrativas e participativas, ficando notório, o aumento do vínculo docente-discente. Apesar das várias potencialidades destacadas, o uso de tais estratégias enfrenta limitações, como a maior quantidade de horas para preparo de aula por parte do docente e monitores, maior necessidade de criatividade, inovação, empenho e iniciativas e pequena carga  horária no plano de ensino da disciplina para a operacionalização.

Palavras-chave: Ensino, História da Enfermagem, Aprendizagem Ativa.

Biografia do Autor

  • Ana Rebeca Rodrigues Linhares, Universidade Federal de Campina Grande
    Acadêmica de Enfermagem pela UFCG.
  • Arícia Vitória Soares Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande
    Acadêmica de Enfermagem pela UFCG.
  • Ana Eloísa Cabral de Paulo, Universidade Federal de Campina Grande
    Acadêmica de Enfermagem pela UFCG.
  • lane Dutra de Morais, Universidade Federal de Campina Grande.
    Acadêmica de Enfermagem pela UFCG.
  • Rebecka Laís Clementino dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande
    Acadêmica de Enfermagem pela UFCG.
  • Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueirêdo, Universidade Federal de Campina Grande
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem.Professora Adjanta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande- Campus Cuité.

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2024). Educação, Ciência E Saúde (ISSN 2358-7504), 11(1). https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.577

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