USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20438/ecs.v11i1.577Palavras-chave:
Ensino, História da Enfermagem, Aprendizagem Ativa.Resumo
Este artigo objetiva relatar a experiência do uso de metodologias ativas no ensino da História da Enfermagem, destacando potencialidades e limitações para sua operacionalização, na visão do professor e de monitores. Trata-se de um relato de experiência de aulas desenvolvidas de março a novembro no ano de 2023, as quais foram descritas e discutidas conforme a literatura. Foram desenvolvidas as seguintes metodologias ativas: sala de aula invertida, dramatização, gramificação, exibição de filmes, visita virtual ao museu da Escola de Enfermagem Anna Nery, pesquisa de campo e um portfólio digital. Foi visível que o uso de metodologias ativas possibilitou melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados, como também, tornou as aulas mais atrativas e participativas, ficando notório, o aumento do vínculo docente-discente. Apesar das várias potencialidades destacadas, o uso de tais estratégias enfrenta limitações, como a maior quantidade de horas para preparo de aula por parte do docente e monitores, maior necessidade de criatividade, inovação, empenho e iniciativas e pequena carga horária no plano de ensino da disciplina para a operacionalização.
Palavras-chave: Ensino, História da Enfermagem, Aprendizagem Ativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
REVISTA ELETRÔNICA EDUCAÇÃO CIÊNCIA E SAÚDE
Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Educação e Saúde - CES
Olho D´Água da Bica S/N
Cuité - Paraíba - Brasil
CEP: 58.175-000
Tel +55.83.3372.1900
E-mail: denise.domingos@professor.ufcg.edu.br
http://www.ces.ufcg.edu.br/portal/
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Nós, os autores, declaramos que em caso de aceitação do presente artigo, concordamos que os direitos autorais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde, vedada qualquer reprodução, parcial ou total, em qualquer outro meio de divulgação, eletrônica ou impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, faremos constar o competente agradecimento à Revista Eletrônica: Educação, Ciência e Saúde.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Nós, os autores, certificamos que participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu conteúdo. Certificamos ainda que o presente artigo representa uma pesquisa original e que não foi encaminhado para nenhum outro periódico, considerado de publicação impressa ou eletrônica, nem parcial e nem na sua totalidade, sendo este artigo de nossa plena autoria. Atestamos que, se solicitado, forneceremos ou cooperaremos na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame de provas dos editores.