ESTUDO SOBRE O USO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA, UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO

Leonardo Santos Fontes, Maynne Freire Lima, Anderson da Conceição Santos Sobral

Resumo


Este trabalho analisou a eficiência do uso de metodologia ativa no ensino de evolução através de jogos e plataformas virtualizadas. Para isso, foi elaborado a Gamificação em formato de Quiz e Histórias em Quadrinhos (HQ) como instrumentos pedagógicos virtualizados; foram aplicados em uma turma de 30 alunos, 3º ano de uma intuição escolar pública no estado de Aracaju-Sergipe; por fim, os recursos foram avaliados a partir de parâmetros estabelecidos em uma rubrica. Observou-se, também, que os instrumentos pedagógicos são fundamentais para potencializar a aprendizagem dos alunos, e que os mesmos apreciam a utilização de Gamificação e HQ nas aulas de Biologia, os quais demostraram que os níveis de alfabetização biológica foram elucidados em sua maioria de maneira plena..


Palavras-chave


Gamificação, História em quadrinhos, Socrative

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DOI: http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v8i2.402

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